Juninho finaliza melhor e acerta mais cruzamentos que atacantes e laterais

Terça-feira, 16/10/2012 - 10:01

Há quem possa, no elenco, buscar um momento de reflexão com o fato. Afinal, Juninho, um meia de origem, desarma mais que os volantes, cruza mais certo que os laterais e finaliza melhor do que os atacantes do Vasco neste Campeonato Brasileiro. Isso aos 37 anos.

Sorte a do Vasco que, nesta quinta-feira, no clássico com o Botafogo, o camisa 8 estará de volta. Na última rodada, ele foi poupado por estar com dores no púbis. É o preço de tanta entrega que tem como contraponto a sobrecarga.

Nesta segunda, inclusive, ele foi liberado pelo departamento médico e treinou normalmente com o restante dos companheiros, deixando aliviada a comissão técnica, que cada vez mais enxerga a dependência que o time vem tendo do Reizinho.

O dado alarmante é que enquanto Juninho mantém uma regularidade de desempenho em alto nível, os demais têm acentuado declínio.

O meia, a título de curiosidade, marcou dois gols nos últimos quatro jogos e quebrou seu recorde pessoal por temporada vestindo a camisa do Vasco. Ao todo, já são 14. Enquanto isso, atacantes de ofício, Alecsandro e Eder Luis penam com duradouros jejuns.

O camisa 9 já não marca na mesma proporção do número que veste, o que já o deixa no maior período de seca do ano. Com Eder, a situação é ainda mais dramática. O atacante já não balança a rede há mais de três meses, e só não vive um momento mais infeliz no quesito que Carlos Alberto, que está em branco no Campeonato Brasileiro e só possui um gol em toda a temporada.

As laterais, um dos setores mais criticados, também têm tomado um banho de Juninho. Os cruzamentos certos de Auremir, William Matheus e Thiago Feltri, somados, são praticamente a metade dos do apoiador, que não costuma se aproximar muito da linha de fundo.

Jovem que se inspira no Reizinho, Fellipe Bastos destacou a importância do retorno do camisa 8 para a manutenção do time na briga pela Libertadores.

– Fico muito feliz. Juninho é importante, é mais um reforço. Trata-se de uma referência, principalmente para nós, mais jovens.

JUNINHO E O RESTANTE DO ELENCO NOS FUNDAMENTOS (Números do Footstats):

Assistências

1º - Juninho - 8
2º - Felipe - 3
4º - Carlos Alberto - 1
5º - Eder Luis - 1

Aproveitamento dos desarmes

1º - Juninho - 91,3%
2º - Fellipe Bastos - 89,8%
3º - Wendel - 79,5%
4º - Nilton - 77,7%

Cruzamentos certos

1º - Juninho - 27
6º - Auremir - 6
8º - William Matheus - 4
8º - Thiago Feltri - 4

Finalizações certas

1º - Juninho - 29
2º - Alecsandro - 28
3º - Tenório - 10
8º - Eder Luis - 6

Fonte: Lancenet