Com Dedé, Brasil enfrenta Argentina às 22h desta 4ª pelo Superclássico das Américas

Quarta-feira, 03/10/2012 - 12:58

A seleção brasileira entra em campo nesta quarta-feira contra a Argentina, às 22h, na cidade de Resistencia, precisando de um empate para conquistar o título do Superclássico das Américas. Porém, o assunto mais interessante e polêmico abordado pelo técnico Mano Menezes foi o Fluminense, líder isolado do Brasileiro. Thiago Neves tem vaga praticamente garantida entre os titulares. Mas ele falou do goleiro Diego Cavalieri e evitou fazer o mesmo sobre Fred.

— Há pouco se falou que eu estava levando muitos jogadores para a seleção. E agora, para o Cavalieri não vale essa regra? Por mérito e por postura profissional, que, aliás tem sido brilhante, ele vem sendo o principal goleiro do Brasileiro. A regra vale para todos: se for o melhor goleiro para a seleção, receberá a oportunidade — disse Mano, que garantiu não fechar os olhos para as evidências. — Não me predisponho a não ver os méritos dos outros. Faço exatamente o contrário. Quero mais jogadores em alto nível para que eu possa escolher os melhores entre eles. Só não pode, a cada semana, querer um novo nome na seleção.

Mano havia sido perguntado sobre as chances na seleção do goleiro tricolor e também de Fred, já que ambos brilharam no último Fla-Flu. E como o treinador ignorou o belo gol de voleio do artilheiro, o assunto veio à tona novamente. Ele não quis comentar sobre o atacante que, diferentemente de Cavalieri, alfinetou o treinador da seleção. Há cerca de um mês, Fred afirmou que, com Mano na equipe, não tinha expectativa de ser convocado novamente. Disse ainda que o técnico não gosta de seu trabalho.

— Falei exatamente como queria falar — desconversou Mano.

Reforço no meio-campo

O Fluminense também foi lembrado na entrevista com Thiago Neves. Ele comentou que os companheiros de seleção ainda não lhe deram parabéns antecipado pelo título nacional, mais próximo das Laranjeiras a cada rodada. Segundo o matemático Tristão Garcia, a equipe tem 78% de chances de ser campeão.

— Me parabenizaram apenas pela convocação, não pelo título. Nem quero! Está muito cedo — disse Thiago, que garantiu “desligar uma chave e acionar outra”, quando está na seleção. — Aqui, procuramos falar apenas de Brasil.

Mano Menezes deve reforçar o meiocampo para o jogo de hoje. No primeiro confronto, em Goiânia, o Brasil venceu por 2 a 1. Ontem, durante entrevista no CT do Corinthians, em São Paulo, o técnico não quis falar de escalação, mesmo com os 11 definidos. Ele, que fechou parte do treino aos jornalistas, treinou a equipe titular com Arouca e Thiago Neves, nas vagas de Luís Fabiano, cortado por contusão, e Jadson. Depois, testou Leandro Damião no lugar de Arouca, utilizando escalação parecida com a do jogo anterior. Ainda há a alternativa de Jadson, titular na outra partida, entrar na equipe principal.

— Embora não tenha achado nossa atuação brilhante, gostei do Brasil contra a Argentina. Na história, raras foram as vezes que o Brasil impôs 64% de posse de bola. Quando não queremos gostar, nos preparamos para não gostar. Esse jogo deve ter o peso adequado. Não vai resolver os problemas da seleção, mas é ótimo vencer a Argentina. Para esse grupo, também significará aumento da confiança.

O técnico explicou que não se vê “fora da zona de conforto” por convocar apenas jogadores que atuam no Brasil.

— Não vivo em zona de conforto há muito tempo (risos). Esses jogos, aliás, criam um pouco de confusão na cabeça do torcedor e isso é ruim. Porque ele fica pensando que essa é a seleção brasileira principal e não é. Você quer exigir desempenho igual, entrosamento e um monte de coisas que não são possíveis após 20 minutos de treino. Não existe milagre nesse negócio.

Sobre o confronto de hoje, o treinador acredita que enfrentará rival mais forte ofensivamente.

— Mesmo a seleção argentina não estando maravilhosamente bem, o argentino vai torcer a favor. Eles estarão mais confiantes e serão mais ofensivos.

Argentina x Brasil

Local: Resistencia, na Argentina

Horário: 22h

Árbitro: Enrique Osses (Chile)

Argentina: Ustari, Lizandro López, Domínguez e Desábato; Peruzzi, Braña, Guiñazú, Maxi Rodríguez e Clemente Rodríguez; Martínez e Barcos. Técnico: Alejandro Sabella.

Brasil: Jefferson; Lucas Marques, Réver, Dedé e Fábio Santos; Ralf, Arouca e Paulinho; Thiago Neves e Lucas; Neymar. Técnico: Mano Menezes.

Fonte: Globo Online