Wendel e Fernando Prass analisam duelo contra o Cruzeiro

Sexta-feira, 14/09/2012 - 19:24

Após a vitória sobre o Palmeiras, na última quarta-feira, a tranquilidade retornou ao Vasco, que já foca a partida deste domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Cruzeiro, no Estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG), em confronto válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Cruz-maltino, que vai promover a estreia do técnico Marcelo Oliveira, terá pela frente um rival em crise. A Raposa, estacionada nos 34 pontos, perdeu por 2 a 0 para o Figueirense na rodada passada, conhecendo a sua terceira derrota consecutiva. O técnico Celso Roth, inclusive, está ameaçado de demissão. Além disso, terá que atuar longe de sua torcida, uma vez que o clube foi punido com a perda de mando de campo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), consequência do mau comportamento de seus torcedores no empate por 2 a 2 com o Atlético-MG, no clássico do fim do primeiro turno. O cenário tão desfavorável para a equipe mineira é assunto entre os jogadores do Vasco, que esperam tirar proveito desta situação.

“Acredito que a partida contra o Cruzeiro vai ser muito complicada, pela grandeza do clube, mas, se em algum momento percebermos que o adversário está abalado, temos que partir para tentar decidir o jogo a nosso favor. O nosso adversário conta com atletas experientes e que sabem lidar com pressão. Mas não podemos desperdiçar nenhuma oportunidade de ganharmos pontos longe do Rio de Janeiro e estamos focados na conquista dos três tentos neste domingo. A vitória será fundamental para os nossos planos”, disse o volante Wendel.

Entendendo que o confronto diante do Cruzeiro pode ser mais perigoso justamente por conta da crise vivida pelo time mineiro, o goleiro Fernando Prass é mais um a não se empolgar com o cenário do jogo. Porém, concorda que, se a Raposa der sinais de que está desgatada e sentindo a pressão, o Vasco terá que tirar proveito da situação para conquistar o triunfo.

“Sabemos que, quando um time está pressionado e joga perto de seus torcedores, pode acabar sentindo a pressão. Nós entendemos o momento do Cruzeiro e achamos até mesmo que isto será um complicador para a nossa equipe. Mas temos que jogar com inteligência na tentativa de construírmos a vitória”, analisou Prass.

Em termos de escalação, o Vasco terá desfalques importantes: o zagueiro Douglas, o meia Felipe e o atacante Alecsandro receberam o terceiro cartão amarelo contra o Verdão e terão que cumprir suspensão. Assim, Luan deve entrar na zaga, enquanto que Éder Luís será o companheiro do equatoriano Carlos Tenorio no ataque. No meio-campo, Felipe já era reserva, mas, mesmo assim, o setor passará por uma mudança: Carlos Alberto, recuperado de incômodo na coxa direita, assumirá o lugar do jovem John Cley. Já na lateral-direita, Jonas retorna de suspensão e entrará na vaga de Max.

Desta maneira, o esboço de time para o duelo contra o Cruzeiro tem: Fernando Prass; Jonas, Dedé, Luan e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto; Éder Luís e Tenório. Neste sábado pela manhã, o elenco vascaíno participará de um recreativo, em São Januário, e depois a delegação embarcará para o interior de Minas Gerais.

Fora de campo, a diretoria do Vasco enviou um ofício ao Al-Ittihad, da Arábia Saudita, solicitando o pagamento imediato das duas parcelas que estão em atraso, referentes à compra dos direitos federativos do meia Diego Souza, negociado no meio do ano, na janela de transferências internacionais. O clube brasileiro tem a receber por estas duas parcelas 2,5 milhões de euros (mais de R$ 5 milhões) e ameaça levar o caso à Fifa se os valores não forem pagos até 27 de setembro.

O dinheiro seria usado para normalizar algumas pendências financeiras com o departamento de futebol, algo tem deixado o presidente Roberto Dinamite extremamente irritado. O apoiador foi um dos atletas que deixaram a equipe do meio do Campeonato Brasileiro, enfraquecendo o plantel que sonhava com o título, mas que parece ter que se contentar com a disputa de vaga na próxima Copa Libertadores da América. Além de Diego Souza, deixaram a Colina nos últimos meses, rumo ao exterior, o lateral direito Fagner, o volante Rômulo e o meia Allan.

Fonte: Gazeta Esportiva