Vasco é o 5º colocado em número de finalizações no Brasileiro

Quinta-feira, 13/09/2012 - 22:24

Eficiência. Essa é a palavra certa para definir o líder do Campeonato Brasileiro, Fluminense, que contabiliza 53 pontos em 24 rodadas. Além de possuir o melhor ataque da competição, o Tricolor impressiona pelo índice de acerto de suas finalizações. Em todo o torneio, são 265, sendo 40 gols marcados. Ou seja, a cada 6,6 finalizações, a equipe balança a rede uma vez. O segundo colocado no quesito é o Botafogo, que finalizou 271 vezes e marcou 38, alcançando média de 7,1. O time ainda joga nesta quinta-feira, contra o Inter.

As duas últimas partidas do time de Abel Braga evidenciam bem o fato. Contra a Portuguesa, nessa quarta-feira, no Canindé, o Flu venceu por 2 a 0, mas foi superado no número de finalizações: 12 contra 25. Já contra o Internacional, no Beira-Rio, no domingo, o jogo terminou 1 a 0 para o Flu. O Colorado foi superior nas conclusões: 15 a 8.

Para o apresentador do "Redação SporTV", André Rizek, o Tricolor possui as ferramentas necessárias para fazer uma campanha acima da média, como atletas de qualidade e peças de reposição, mas o crédito deve ser dado, principalmente, ao treinador Abel Braga, que tem demonstrado inteligência no comando técnico da equipe.

- O Fluminense é um time muito bem treinado. O Abel é o campeão do segundo turno do ano passado, é campeão carioca, teve a melhor campanha da Libertadores no mata-mata e está fazendo essa campanha. Tem boas opções de meias, além de uma dupla de ataque fantástica com Fred e Wellington Nem. É uma fórmula que não tem como dar errado - afirmou.

André Rizek comentou também a colocação do Botafogo na lista, atrás apenas do Fluminense. Para ele, é uma surpresa, já que o time perdeu sua dupla de ataque, Loco Abreu e Herrera, e apostou na contratação de Rafael Marques, que ainda não engrenou. A opção de Oswaldo de Oliveira de improvisar o meia Elkeson na frente deu certo: o jogador balançou as redes oito vezes.

- O Botafogo é o time "derruba-comentaristas". Todo mundo apostava que o desempenho ofensivo seria ruim, porque só tem meia na equipe. O Rafael Marques, que chegou, não vingou. Entretanto, o Elkeson está se virando lá na frente como pode - disse.

Nas três últimas partidas, o Botafogo também finalizou menos que seus rivais. Na vitória sobre o Náutico por 3 a 1, no Engenhão, tentou 12 vezes contra 17 do Timbu. Diante do Cruzeiro, fora de casa, em que venceu pelo mesmo placar, teve seis finalizações contra 11 dos mineiros. Contra o Coxa, nos 2 a 0, em casa, tentou oito vezes. Os paranaenses tentaram 11.

Atrás de Fluminense e Botafogo, estão o Coritiba, com 279 finalizações e 37 gols (média de 7,5), e o Atlético-MG, com 302 tentativas e 39 gols (média de 7,7). O Vasco fecha os cinco primeiros, tendo finalizado 250 vezes, marcado 31, e com índice de acerto de 8,0.

Confira abaixo o número de finalizações, gols e a média das equipes:



Fonte: GloboEsporte.com