STJD nega efeito suspensivo e Vasco enfrenta Cruzeiro em Varginha

Domingo, 09/09/2012 - 16:48

O Cruzeiro foi informado neste domingo que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) indeferiu o seu pedido de efeito suspensivo contra a perda de seis mandos de campo por problemas ocorridos no clássico com o Atlético-MG, no final do primeiro turno do Brasileirão. Dessa forma, enquanto não houver o julgamento do recurso, pelo Pleno do STJD, o clube celeste não poderá atuar no Estádio Independência.

O Cruzeiro, que enfrenta o Sport, na noite deste domingo, em Recife, e o Figueirense, na próxima quarta-feira, em Santa Catarina, voltará mandar jogo contra o Vasco, no domingo que vem, dia 16, e a partida será confirmada para o Estádio Melão, em Varginha. A diretoria do Cruzeiro oficializada nesta segunda-feira à CBF a escolha pela cidade do Sul de Minas para aquela partida.

Apesar de não conseguir o efeito suspensivo para o mando de campo, o Cruzeiro foi atendido em outras solicitações, com a concessão do benefício para o clube que não precisará pagar a multa de R$ 64 mil, até o julgamento pelo Pleno, e para o diretor de comunicação Guilherme Mendes, que havia sido suspenso por 30 dias e poderá exercer normalmente suas funções.

Já o diretor de futebol, Alexandre Mattos, e o gerente de futebol Valdir Barbosa, que igualmente foram punidos com 30 dias, tiveram efeito suspensivo parcialmente concedido pelo STJD e, dessa forma, terão de cumprir 15 dias.

O Cruzeiro foi denunciado duas vezes no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por causa dos incidentes no clássico com o Atlético-MG, em 26 de agosto, relatados pelo árbitro Nielson Nogueira Dias.

O artigo 213 do CBJD fala em "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto", além de "lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".

Na súmula do clássico, o árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias relatou o arremesso de um celular, uma bateria de celular, uma buzina a gás, uma camisa e vários copos de água. O Cruzeiro corria o risco de levar até 20 partidas de gancho por causa dos indicentes no polêmico clássico, que terminou empatado em 2 a 2, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão.

Fonte: UOL