Vascaínos completam neste domingo 233 dias no G4 do Brasileiro

Domingo, 09/09/2012 - 13:34

Hoje o Vasco completa 233 dias de Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados. Na partida desta noite, às 18h30, contra o Bahia, em São Januário, o time de Cristóvão bate recorde do Cruzeiro de 2003 e 2004 que ficou 47 jogos consecutivos na competição de pontos corridos no chamado G4, o grupo de classificação para a Libertadores. Nas 48 rodadas, o Vasco ficou apenas oito na liderança, mas ainda assim a marca notável mostra um time ainda competitivo apesar de tantas mudanças.

Para o goleiro Fernando Prass, um dos sobreviventes de um grupo que perdeu 13 jogadores ao todo, o objetivo sempre tem que ser o título, apesar dele valorizar o novo recorde do Brasileiro.

- No fim, o que vale é conseguir o título que não conseguimos ano passado. Passamos por uma sequência sem vencer, tivemos muitas perdas e a oscilação era normal. Mas temos que aproveitar quando os outros oscilarem também, como agora é o caso do Atlético-MG - disse o goleiro do Vasco.

Foram 23 vitórias, nove derrotas e 15 empates - aproveitamento de 59%. Além de Prass, estavam em campo na 14ª rodada, vitória de 2 a 0 sobre o Santos no dia 3 de agosto, só mais dois que atuaram contra o Náutico no meio da semana: Eduardo Costa e Alecsandro.

Se hoje deve contar com a volta de Juninho, o então técnico Ricardo Gomes - que comandou o time em apenas seis das 48 rodadas - via Anderson Martins e Dedé, uma zaga que deixou saudade, além de Fagner, Diego Souza, Rômulo e Felipe - todos negociados, exceto o último, ainda fora por lesão.

Embora o elenco fosse mais forte àquela época - Bernardo, artilheiro do time em 2011, era banco, a lateral-esquerda já era um problema. Ricardo havia desistido de Ramon e Márcio Careca para improvisar Jumar, que se transferiu para o futebol da China no início deste ano. Coincidentemente, hoje Cristóvão ainda quebra a cabeça para escalar alguém naquela mesma função.

Problemas fora de campo

As perdas não ficaram apenas dentro de campo. No fim do ano passado, Rodrigo Caetano deixou o Vasco para se transferir para as Laranjeiras. Este ano, mais dificuldades desde a estreia, quando Cristóvão estreou com Allan, Renato Silva, Rodolfo, Dieyson e Kim diante do Grêmio - desses, apenas o lateral-esquerdo tem chances de atuar hoje. Quando saiu da Libertadores e se dedicou exclusivamente ao Brasileiro, o Vasco venceu o Náutico por 4 a 2, em casa - ainda com Fagner, Diego Souza e já sem Rômulo e Dedé, na seleção.

Contra o Náutico, que marcou a igualdade do recorde do Cruzeiro, o time não tinha Juninho, Felipe e Dedé.

- A receita é ter concentração e determinação. Nossa equipe está demonstrando a cada jogo que tem um objetivo final - disse Nilton.

Fonte: Extra Online