Documento da Fifa mantém Renato Silva sem perspectiva de liberação

Quinta-feira, 06/09/2012 - 10:11

Na última quarta-feira, o departamento jurídico do Vasco recebeu, por telefone, a notícia de que Renato Silva finalmente havia sido liberado e que poderia ser inscrito pelo clube após rescisão unilateral com o Shandong Luneng, da China. Mas quando receberam o documento que supostamente garantiria a inscrição do zagueiro no Campeonato Brasileiro, os advogados do clube ganharam um balde de água fria. Em seu comunicado, a Fifa diz que cabe à CBF decidir a questão, mas a entidade brasileira afirma que, dessa forma, não pode regularizar o jogador.

No parecer, a Fifa afirma que a transferência de Renato Silva permanece no Brasil, já que o clube chinês não determinou sua volta após empréstimo ao Vasco. Dessa forma, entende que não deve intervir no assunto e que, por isso, cabe à CBF a decisão de registrá-lo e encerrar o impasse. Por sua vez, o departamento de registos do órão nacional ressalta que este documento da Fifa não é suficiente para regularizar o zagueiro. Seria preciso, agora, a emissão de uma ordem que determinasse claramente a rescisão unilateral de Renato Silva com o clube chinês.

Assim, para a CBF, o camisa 33 ainda tem contrato em vigor com o Shandong Luneng e, por isso, não pode ser registrado pelo Vasco. O clube cruz-maltino já fez a sua parte: o zagueiro assinou contrato até o fim de 2014 e sua documentação já foi enviada para a CBF. Resta a confirmação do registro no Boletim Informativo Diário (BID), o que lhe daria condição de jogo.

Marcel Belfiore, advogado de Renato Silva, está em Zurique, da Suíça, onde fica a sede da Fifa. Seu objetivo nos próximos dias será reiterar o pedido e conseguir que ela emita um novo parecer, dessa vez mais claro e objetivo, garantindo que Renato Silva rompeu unilateralmente seu contrato com os chineses.

- É muito simples. A Fifa precisa declarar que a CBF pode registrar o jogador, e o parecer atual não é claro em relação a isso. O Vasco está à espera dessa documentação para finalizar o procedimento que vai permitir que o Renato tenha o nome publicado no BID - explicou Fernando Lamar, advogado do Vasco.

A última partida de Renato Silva pelo Vasco foi no dia 30 de junho, na vitória por 3 a 2 sobre a Ponte Preta. Desde que firmou o acordo em definitivo com o clube, o zagueiro vem buscando a rescisão com o Shandong Luneng. A ideia inicial era firmar um acordo, mas uma ação dos representantes do jogador contra o clube chinês alegando pagamentos devidos teria originado o litígio que tem como resultado uma inatividade que dura mais de dois meses.

Enquanto isso, Renato Silva treina diariamente em São Januário à espera de uma definição. Impossibilitado de atuar. O zagueiro, que ficou nos Aflitos, acabou por perder espaço para Douglas, que se firmaram os titulares do Vasco. Atualmente, Dedé tem sido a primeira opção do técnico Cristóvão Borges no banco de reservas. da equipe.

Fonte: GloboEsporte.com