Daniel Freitas fala da situação de Renato Silva, que vai à Fifa contra chineses

Terça-feira, 14/08/2012 - 13:00

Renato Silva e Vasco adotaram uma medida radical para que o zagueiro possa atuar após ter acertado a renovação de contrato até dezembro de 2014. Como o Shandong Luneng, da China, não cumpriu o combinado entre as partes, o defensor rescindiu unilateralmente o vínculo que iria até o final deste ano e entrou com uma petição na Fifa para exercer a profissão. O Cruzmaltino vê a situação próxima de um desfecho e espera contar com o jogador no clássico contra o Fluminense, pela última rodada do 1º turno do Brasileirão.

Em julho, Renato Silva chegou a passar uma semana na China negociando a liberação junto aos dirigentes do Shandong Luneng. A situação estacionou, pois o clube exigiu uma quantia pela transação. Porém, no acordo inicial, os chineses aceitaram liberá-lo gratuitamente por antecipação, mas exigiram receber a metade em caso de uma transferência até dezembro de 2014.

O Vasco aguarda a decisão da entidade máxima do futebol mundial para contar com o zagueiro. O clube já entrou com todos os documentos na Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), mas precisa da emissão do Transfer (documento necessário para concretizar a transferência) por parte da Fifa para que Renato Silva seja regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

“Foi preciso ir até essa esfera superior. O Renato entrou realmente com uma petição na Fifa, pois tem o direito de jogar e exercer a sua profissão. Os chineses combinaram uma coisa e não cumpriram. O Vasco fez a sua parte e só resta inscrevê-lo no BID. Acho que no máximo em uma semana a situação será equacionada. Daria para ele jogar contra o Fluminense se tudo correr bem como imaginamos”, afirmou Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco, ao UOL Esporte.

Enquanto a questão permanece indefinida, Renato Silva participa normalmente das atividades no dia a dia do Gigante da Colina. Contra o Coritiba, quinta-feira, às 21h, em São Januário, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, mais uma vez ele estará de fora. Com Dedé na seleção brasileira, a dupla de zaga deve ser formada por Douglas e Fabrício.

Fonte: UOL