Juninho celebra presença em lista de revista francesa: 'Deixei algo marcado'

Segunda-feira, 27/08/2012 - 19:04

A divulgação de uma lista com os melhores estrangeiros de todos os tempos do futebol francês, produzida pela revista France Football, deixou Juninho Pernambucano eufórico. Heptacampeão no país com o Lyon, entre 2001 e 2008, o meia do Vasco foi destacado em terceiro, superando outros brasileiros, como Raí, Sonny Anderson, Ronaldinho Gaúcho e Ricardo Gomes. Segundo o Reizinho, a felicidade é maior pela certeza de que sua carreira carrega um legado.

- Estou feliz demais. Meu caminho foi muito vencedor, isso ajudou muito, mas sempre digo que no Lyon que acabei meu crescimento profissional, vivi grandes momentos dentro de campo e pude evoluir até onde gostaria. É gratificante saber que valeu a pena, que deixei algo marcado. Sempre falo isso para os mais jovens: ter a oportunidade de fazer história em um clube tem um valor imenso, é preciso investir nisso. Há tantos jogadores estrangeiros de nível que passaram pela França e eu pude ser o terceiro em uma análise conceituada como essa. Não recebi com surpresa, mas não dá para se alegrar com o reconhecimento - declarou Juninho, por telefone.

O camisa 8 não sabia que da publicação e acredita que tenha sido motivada pela chegada de novos astros ao Paris Saint-Germain para esta temporada, como o sueco Ibrahimovic e o brasileiro Thiago Silva. O zagueiro da Seleção, aliás, é a aposta para sucessor da coroa.

- Gostaria que o Thiago Silva marcasse sua passagem lá com uma história como a minha. Hoje ele é o melhor zagueiro do mundo e um grande profissional. Tomara que tenha uma conquista européia que eu não tive. Acho que foi isso que faltou - disse.

No topo da relação, a revista escolheu dois jogadores desconhecidos da maioria do público brasileiro. Trata-se do bósnio Safet Susić, que defendeu o PSG entre 1982 e 1991, e ficou em primeiro, e do sérvio Josip Skoblar, ídolo do Olympique de Marselha nas décadas de 60 e 70. Juninho confessa que não ouviu muitas referências sobre os concorrentes.

- Não os conheci, mas provavelmente conseguiram conquistas europeias, o que conta muito para o futebol francês. Viveram as melhores épocas do PSG e do Olympique.

Questionado sobre se brincaria com a diferença de posições entre ele e Ricardo Gomes, que se recupera de um AVC e o treinou entre maio e agosto, o ídolo cruz-maltino saiu pela tangente.

- Ele até tem a vantagem de ter sido campeão como jogador e treinador, mas acho que eu não teria coragem de falar nada, não (risos) - brincou.

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Juninho está fora do duelo com o Grêmio, nesta quarta-feira, no Olímpico, pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno.

Fonte: GloboEsporte.com