Vasco tem até 31/10 para responder sobre rúgbi de 7 em São Januário

Sexta-feira, 10/08/2012 - 17:36

O show brasileiro durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres, no domingo, terá oito minutos, com as participações de artistas e personalidades como Marisa Monte, cantora e integrante da Velha Guarda da Portela; Renato Sorriso, funcionário da Comlurb e já uma figura tradicional do carnaval carioca; o rapper Bernardo Santos, o BNegão; o ator e cantor Seu Jorge; a top model internacional Alessandra Ambrósio e os campeões olímpicos Maurren Maggi e Robert Scheidt. Serão 82 ritmistas, dez deles do Brasil; 20 passistas de uma escola de samba londrina; 16 índios; 16 capoeiristas brasileiros; 20 integrantes de um grupo maracatu, 16 dançarinos de gafieira e 80 dançarinos, todos de Londres. A ideia, segundo Daniela Thomas, Cao Hamburger e Abel Gomes, responsáveis pela parte artística, é desmistificar os clichês, isto é, a imagem tradicional que o mundo tem do país.

- Queremos apresentar um país multicultural e multiétnico. Há séculos que temos misturado e abraçado. E isto vai ser apresentado em oito minutos, o que é um desafio - afirmou Daniela. - Muitos voluntários assistiram ao ensaio ontem (quinta-feira) e foi muito tocante ver como eles se emocionaram. Eles não reagiram com indiferença, como se nada daquilo tivesse a ver com ele.

O ensaio co0meçou com um vídeo em que quatro crianças - André, Maria, Pedro e Ana - apresentavam imagens das quatro zonas dos jogos de 2016: Copacabana, Barra, Deodoro e Maracanã. Relatório de progresso da Rio-2016, elaborado em julho, por ocasião da 124ª sessão do COI, em Londres, garante que o evento terá excelência técnica, celebrações memoráveis, irá melhorar a imagem global do país, estará dentro dos princípios da sustentabilidade e vai colaborar para o crescimento, na América do Sul, do Olimpismo e do Paralimpismo.

Sobre os dois novos esportes olímpicos - golfe e rúgbi de sete - o documento informa que o primeiro terá suas instalações construídas na Reserva Marapendi, em parceria público-privada. Já sobre o rúgbi, o texto informa que a equipe de design das instalações desenvolveu um estudo preliminar com a International Rugby Board e que este estudo foi entregue ao Vasco da Gama em março. O clube terá até 31 de outubro para afirmar se realmente estará disposto a se integrar ao projeto olímpico, sediando a modalidade no estádio São Januário.

Fonte: Globo Online