São Januário sedia jogo Fluminense x São Paulo nesta 5ª às 21h

Quinta-feira, 09/08/2012 - 09:02

As campanhas de Fluminense e São Paulo não são consideradas ruins, já que os quatro primeiros lugares, que garantem vaga na Libertadores, e até a liderança do Campeonato Brasileiro são metas alcançáveis para ambos. Mas o confronto entre os dois às 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira, em São Januário, é um verdadeiro teste de força.

O time carioca começou a 15ª rodada na terceira colocação com 29 pontos e está ciente da necessidade de somar mais três como mandante, embora no estádio do Vasco, para não abrir distância para a primeira posição. O clube paulista precisa ainda mais da vitória para ter possibilidade de entrar no G-4 nas próximas partidas e ficar mais perto da classificação à Libertadores, considerada obrigação pela sua diretoria.

As duas equipes chegam motivadas para a partida. Os anfitriões nesta quinta-feira derrotaram o Coritiba no fim de semana, fora de casa, por 2 a 0 em um jogo que deu mostras da força da equipe após perder do Grêmio e empatar com o Atlético-MG em duelos diretos na parte de cima da tabela. Já o time do Morumbi venceu os últimos três jogos, sendo um pela Copa Sul-Americana.

Portanto, existe dos dois lados a preocupação pelo fato de se enfrentar um rival de grande nível. O que aumenta o aspecto de decisão é a partida estar marcada para São Januário, já que o Engenhão, onde o Fluminense está mais acostumado a atuar, tem seu gramado em más condições.

“Coloquei para os meus atletas que vamos jogar em campo. Embora o jogo seja no Rio de Janeiro e é lógico que haverá um número maior de torcedores do Fluminense, temos que encará-lo como um campo neutro. Para entrarmos na luta pelo título, além de ganharmos em casa, precisamos ganhar fora e a tentaremos mesmo sabendo que será muito difícil. Temos detalhes interessantes para ser um jogo muito igual na parte tática, ainda mais em campo neutro”, discursou Ney Franco, técnico do São Paulo.

E o Fluminense está preparado. “Sabemos que o São Paulo é muito forte, vem subindo de produção neste Brasileiro e que não seria o melhor momento para enfrentá-lo. Mas, infelizmente, teremos um grande rival pela frente, como tem sido rotina na competição, e precisamos fazer a nossa parte dentro de campo. O Fluminense também tem as suas virtudes e por isso está brigando na parte de cima da tabela. Vamos procurar nos impor desde o começo”, prometeu o lateral esquerdo Carlinhos..

Independentemente do fato de atravessar um momento melhor e fazer uma grande campanha, os comandados de Abel Braga não querem abrir mão de nenhuma arma que possam usar a seu favor. Nesse caso, vale inclusive convocar a torcida, acostumada com o Engenhão, a fazer uma força para ajudar a equipe em São Januário nesta noite de quinta-feira.

“Sabem que os nossos torcedores não estão acostumados a ir para São Januário, mas precisamos que eles façam um esforço um pouquinho maior, precisamos muito do apoio deles. Vamos enfrentar um grande time e em uma partida com mando de campo nosso, assim como toda a responsabilidade de vitória, já que o Brasileiro sempre pede que os anfitriões ganhem. Queremos ter o estádio cheio e jogando conosco ao longo dos 90 minutos”, pediu o goleiro Diego Cavalieri.

Em relação à escalação, o time carioca tem problemas. O meia Deco e o atacante Wellington Nem, ambos com estiramento muscular na coxa direita, ficam afastados por tempo indeterminado. Assim, Wagner deverá formar dupla na armação com Thiago Neves, enquanto que Rafael Sóbis ganha nova oportunidade no ataque. O zagueiro Leandro Euzébio, que recebeu uma pancada no joelho direito na vitória sobre o Coritiba, foi liberado pelo departamento médico e poderá atuar.

Do outro lado, com exceção de Lucas e Bruno Uvini, que estão nas Olimpíadas com a Seleção Brasileira, os desfalques são somente por problemas médicos: o volante Wellington, o meia Cañete e os atacantes Osvaldo e Luis Fabiano. Mas, mesmo sem problemas novos, Ney Franco muda o time sacando Willian José, que foi mal na vitória sobre o Sport, para improvisar Cícero no ataque, ganhando também a chance de, sem a bola, atuar no 3-6-1.

Independentemente do esquema, a ordem é provar força neste início de sequência difícil, já que no domingo a equipe recebe no Morumbi o Grêmio, clube que concorre diretamente com os paulistas uma vaga na Libertadores do próximo ano. O treinador admite a necessidade de ir bem contra o Fluminense para valorizar as vitórias conseguidas nas duas últimas partidas.

“Ainda precisamos ter um trabalho mais consistente, resultados mais positivos. Não que Sport, Flamengo e Bahia não tenham qualidade, mas esse enfrentamento com quem está trabalhando no G-4 nos dará um bom parâmetro. Temos a oportunidade de encarar duas equipes do topo da tabela, principalmente o Fluminense, que é um dos melhores elencos do futebol brasileiro”, elogiou Ney Franco.

FLUMINENSE X SÃO PAULO

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de agosto de 2012, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Nadine Schram Camara Bastos (SC) e Bruno Boschilla (PR)
Assistentes adicionais: Francisco Carlos Nascimento (Fifa-AL) e Emerson de Almeida Ferreira (MG)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner e Thiago Neves; Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Abel Braga

SÃO PAULO: Rogério Ceni; João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Cícero e Ademilson
Técnico: Ney Franco

Fonte: Gazeta Esportiva