Felipe e Carlos Alberto jogaram juntos pela última vez em 27 de janeiro de 2011

Sábado, 28/07/2012 - 14:24

Nesta noite de sábado, quando a bola rolar no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Vasco que vai enfrentar o Internacional vai lembrar um pouco o tempo de transição do clube - de adversário modesto para time novamente temido. Em 2010, Felipe e Carlos Alberto começaram a formar a base do time que muito mal em 2011 até a chegada da dupla Ricardo Gomes e Cristóvão em São Januário. A última vez que o camisa 6 e o antigo camisa 19 saíram jogando juntos de titulares no meio de campo foi no dia 27 de janeiro. Contra o Boavista, no Engenhão, a derrota de 3 a 1 era a terceira das quatro do início do Carioca, que virou recorde negativo na história do Vasco.

Aquele time tinha sido formado no intervalo do Brasileiro de 2010 para a Copa do Mundo. Desesperado com a primeira campanha após a volta da Série B - o clube estava nas últimas posições, em crise -, o Vasco se apressou em contratar. Trouxe do Catar o velho ídolo Felipe, mas também Eder Luis e Zé Roberto para sair da zona de rebaixamento. Com Paulo Cesar Gusmão começou a arrancada que no fim do campeonato perdeu fôlego. Com 16 empates - um a menos que Botafogo, Flamengo e Ceará, os que mais empataram -, o time terminou o Brasileiro numa modesta 11ª colocação.

Daquela tarde quente de verão no Engenhão sobraram apenas Fernando Prass, Dedé, Felipe Carlos Alberto e Eder Luis, além do reserva Eduardo Costa. Mas a base da equipe que mais tarde foii campeã da Copa do Brasil já estava ali, inclusive com o zagueiro Anderson Martins, que fazia sua estreia em jogos oficiais, após problemas na regularização.

Na partida, após levar dois gols antes de 30 minutos no Engenhão, PC Gusmão sacou Felipe, com 36 minutos. Carlos Alberto jogou toda a partida, mas de nada adiantou. O Vasco descontou com Marcel, atacante contratado no início do ano que ficou pouco tempo em São Januário. Outro fato marcante daquela partida é que, de cabeça quente após mais uma derrota, o presidente Roberto Dinamite discutiu e quase brigou com Carlos Alberto no vestiário. O jogador - e Felipe também - foi afastado e só voltou ao Vasco em março desse ano.

Data: 27 de janeiro de 2011

Ficha técnica de Boavista 3 x 1 Vasco

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)

Gols: Tony (16'/1ºT), Frontini (27'/1ºT), Marcel (12/2ºT) e André Luís (43/2ºT)

Cartões Amarelos: Carlos Alberto (Vasco) e Roberto Lopes, Pessanha e André Luis (Boavista)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon (Maxs 38'/1ºT); Eduardo Costa, Rômulo, Felipe ( Jeferson 36'/1ºT) e Carlos Alberto; Éder Luís (Enrico 14'/2ºT) e Marcel. Técnico: PC Gusmão.

BOAVISTA: Thiago, Joílson, Gustavo, Santiago e Edu Pina (Pessanha 28'/2ºT); Roberto Lopes (Julio Cesar 26'/2ºT), Thiaguinho, Erick Flores ( Fábio Fidélis 11'/2ºT) e André Luis; Tony e Frontini. Técnico: Alfredo Sampaio.

Fonte: Extra Online