Juninho lidera Bola de Ouro; Felipe e Alecsandro melhores das posições

Segunda-feira, 18/06/2012 - 15:41

Domínio carioca no Prêmio Bola de Prata, oferecido em parceria pela Revista Placar e pelos canais ESPN. Além de aparerem na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiros, os times do Rio de Janeiro estão no topo das listas dos melhores jogadores da competição ao fim da quinta rodada, disputada nesse final de semana.

Os poucos intrusos são os palmeirenses Thiago Heleno e Maurício Ramos, com as melhores notas entre os zagueiros até aqui, o volante Túlio, do Figueirense e o atacante Jô, do Atlético-MG.

Pela Bola de Ouro, dada ao melhor jogador do Brasileirão, a vantagem é novamente das equipes cariocas. O experiente meio campista Juninho Pernambucano, autor do gol de empate do líder Vasco contra o Palmeiras, no domingo, lidera, seguido de perto pelo também veterano meia Deco, do Fluminense, destaque na goleada de sábado sobre a Portuguesa por 4 a 1 com três assistências.

Juninho é o Bola de Ouro até aqui


Veja a lista, por posição, dos melhores jogadores do Brasileiro na disputa do Bola de Prata:

Bola de Ouro
M Juninho Pernambucano, meia do Vasco - Nota: 7,38 - Jogos: 4
M Deco, meia do Fluminense - 7,00 - 2
Z Tiago Heleno, zagueiro do Palmeiras - 7,00 - 2
G Jefferson, goleiro do Botafogo - 6,75 - 2
A Alecsandro, atacante do Vasco - 6,70 - 5

Juninho Pernambucano manteve, no fim de semana, a regularidade que lhe garante, por enquanto, a Bola de Ouro de PLACAR. Marcou, de falta, o gol de empate do Vasco contra o Palmeiras. Deco, com uma bela exibição contra a Portuguesa, é o vice-líder, com metade dos jogos que o vascaíno disputou.

Goleiro
G Jefferson, Botafogo - Nota: 6,75 - Jogos: 2
G Fernando Prass, Vasco - 6,40 - 5
G Vanderlei, Coritiba - 6,20 - 5
G Fábio, Cruzeiro - 6,20 - 5
G Diego Cavalieri, Fluminense - 6,13 - 4

Jefferson voltou da seleção e, com uma atuação discreta diante do Inter, reassumiu a ponta entre os goleiros. A bela exibição contra o São Paulo, na estreia, garante a Bola de Prata. Na sua cola, Fernando Prass, vencedor da Bola de Prata do ano passado, que atuou em todos os jogos do Vasco no Brasileiro.

Lateral-direito
LD Lucas, Botafogo - Nota: 6,20 - Jogos: 5
LD Fágner, Vasco - 6,00 - 3
LD Allan, Vasco - 6,00 - 3

LD Rafael Galhardo, Santos - 5,75 - 2
LD Carlos César, Atlético-MG - 5,75 - 2

A liderança ainda é do botafoguense Lucas. Contra o Inter, manteve a segurança no setor na virada alvinegra em pleno Beira-Rio. Os vascaínos Fágner e Allan o acompanham de perto.

Zagueiros
Z Thiago Heleno, Palmeiras - Nota: 7,00 - Jogos: 2
Z Maurício Ramos, Palmeiras - 6,50 - 2
Z Réver, Atlético-MG - 6,00 - 5
Z Rafael Donato, Cruzeiro - 6,00 - 2
Z Renato, Portuguesa - 6,00 - 2

Dupla palmeirense. Thiago Heleno e Maurício Ramos. O primeiro foi o monstro que impediu lances importantes contra o Vasco. O outro, um operário da defesa, que faz o básico sem comprometer. Réver e Rafael Donato, dos mineiros Atlético e Cruzeiro, vêm a seguir.

Lateral-esquerdo
LE Felipe, Vasco - Nota: 6,00 - Jogos: 3
LE Guilherme Santos, Figueirense - 5,90 - 5
LE Márcio Azevedo, Botafogo - 5,88 - 4
LE Carlinhos, Fluminense - 5,83 - 3
LE Juan, Santos - 5,75 - 2

Deslocado para a posição por Cristovam Borges desde que a lesão do titular Thiago Feltri, Felipe vem tendo boas atuações. Não fica fixo na posição, jogando também pelo meio. Pode levar a primeira Bola de Prata da carreira, aos 34 anos.

Volantes
V Fernando, Grêmio - Nota: 6,63 - Jogos: 4
V Túlio, Figueirense - 6,10 - 5
V Fellipe Bastos, Vasco - 6,00 - 4
V Fahel, Bahia - 6,00 - 5
V Lucas Zen, Botafogo - 6,00 - 2

Os titulares são os mesmos da semana anterior. Fernando, suspenso, não jogou, mas a boa média o manteve na liderança entre os volantes. Túlio, apesar da derrota do Figueira para o Cruzeiro, manteve a segurança do meio-campo. Por enquanto, é o segundo Bola de Prata da posição.

Meias
M Juninho Pernambucano, Vasco - 7,38 - 4
M Deco, Fluminense - 7,00 - 2
M Dátolo, Internacional - 6,50 - 3
M D'Alessandro, Internacional - 6,25 - 2
M Roni, Figueirense - 6,00 - 4

Um meio-campo de monstros veteranos, com Copas do Mundo pelo caminho. Juninho Pernambucano repetiu as boas atuações das primeiras rodadas contra o Palmeiras, com um gol de falta que sacramentou o empate em Barueri. Deco foi o nome do jogo contra a Portuguesa – mereceu nota 7,5.

Atacantes
A Alecsandro, Vasco - 6,70 - 5
A Jô, Atlético-MG - 6,50 - 3
A Caio, Figueirense - 6,30 - 5
A Herrera, Botafogo - 6,30 - 5
A Leandro, Damião Internacional - 6,25 - 2

Não foi uma rodada em que os atacantes se destacaram. Desta forma, os líderes da semana anterior mantiveram suas posições. Alecsandro segue o líder, com média 6,70. Jô, discreto contra o São Paulo depois de duas boas partidas pelo Galo, vem a seguir.

Fonte: ESPN.com.br