Nilton comenta ponto fora de casa e voltas de Dedé e Romulo

Segunda-feira, 18/06/2012 - 15:36

O Vasco empatou com o Palmeiras em 1 a 1, e manteve a ponta do campeonato brasileiro, agora com 13 pontos. Muitos torcedores encararam o resultado como ruim enquanto outros consideraram o resultado bom.

Em ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, concedida ainda em São Paulo, o volante Nilton faz sua avaliação particular do resultado:

- É sempre bom estrar na ponta da tabela. A diferença de dois pontos é pouca, mas estamos ainda no começo do Brasileiro. Viemos no intuito de estar pontuando, e foi o que aconteceu. Queríamos estar levando três pontos para o Rio, mas infelizmente não conseguimos. Por isso, acho que um ponto está de bom tamanho. Agora, temos que ter tranquilidade para mantermos uma regularidade nesse campeonato, que é longo e muito difícil, que exige um rodízio de todos os atletas. Espero que possamos ter uma sequencia de jogos pontuando.

Arbitragem ajudou para algum dos lados?

- Ambas as equipes tiveram momentos em que foram favorecidas e momentos em que não foram favorecidas, até por ter sido um jogo muito truncado e de muita marcação. Ia prevalecer a equipe que soubesse aproveitar o erro do adversário. Tivemos oportunidade de sair com a vitória de ao mesmo tempo, de sair com uma derrota de lá. A arbitragem tentou colocar na balança, favorecer aas duas equipes. Ele tentou ajudar de uma forma que não se complicasse, mas claro que em todo jogo vai ter um lance polêmico, alguma jogada que a equipe não vai gostar. Acabou favorecendo as duas equipes.

Volta de Dedé e Romulo ao time titular:

- É sempre bom. Romulo, com essa passagem na seleção, ficou mais experiente. Com isso, acaba tendo uma marcação e uma visão totalmente diferentes. Ele acrescenta muito ali no meio de campo. Ajuda na marcação. Quando Juninho e Felipe estão jogando juntos, ele ajuda bastante. Com ele, o Juninho não tem tanta preocupação em marcar, ficando mais à vontade na criação. Da mesma forma o Felipe. O Dedé acrescentou mais poder de marcação alia atrás. O Palmeiras estava apostando nas jogadas de pivô, e ele conseguia antecipar ou mesmo roubar a bola por cima. Isso ajuda muito. Eu me permito dizer que o Dedé, pelo momento que ele passou, de contusão, poderia demorar um pouco mais para pegar ritmo de jogo, mas demonstrou o contrário nesse jogo. Claro que ele poderia sentir um pouco de falta daquela confiança que ele tinha antes de se machucar, mas no decorrer da partida ele acabou se sentindo mais à vontade. A volta deles acrescentou muito para o nosso grupo.

Nilton elogia Juninho e Romulo e analisa o Cruzeiro

O Vasco empatou com o Palmeiras em 1 a 1, com gol de Juninho Pernambucano. O Reizinho de São Januário fez seu décimo gol na temporada e é o terceiro artilheiro da equipe, atrás de Alecsandro (20) e Diego Souza (11). Pelo Brasileiro, esse ano, foram 3. Pelo Vasco, ao todo, foram 70, sendo o jogador do atual elenco que mais fez gols pelo Gigante da Colina.

Em ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, o volante Nilton avalia a importância de Juninho atualmente para o Vasco:

- Ele tem um comado de voz ali com a gente dentro de campo que é uma coisa fora do normal. Pela idade que ele tem e por ainda estar apresentando um futebol a essa altura, é muito bom ter um jogador da qualidade do Juninho. É uma arma muito forte na bola parada, como foi o gol. Estávamos tentando fazer o gol de todas as formas, mas quando aconteceu a falta, fiquei convicto de que ele iria fazer o gol. A possiblidade de ele executar a cobrança dali com perfeição era muito grande, pelo modo de ele bater na bola. Para mim, é muito bom, muito gratificante estar jogando com o Juninho. Cheguei a ver a época em que ele estava no Vasco, fez história, acabou indo para a França e fez história também no Lyon. Estar tendo a oportunidade de jogar com um jogador do nível dele é muito bom. Não só para nós, jogadores como para o Vasco da Gama. Espero que ele possa deixar novamente uma história aqui, de preferência com um título. Seria muito bom, não só para nós com para ele também. Não sei se ele aguenta (risos), porque chegar aos 38, 39 jogando bola não é fácil, prela sequência de jogos. Ele é um dos jogadores poupados dos treinos e às vezes de algumas partidas, para podermos tê-lo 100% na partida seguinte:

Dupla com Romulo é a ideal para proteger o setor defensivo?

- Até quando estávamos com o Fellipe Bastos, na partida contra o Bahia, jogando eu, Juninho e Fellipe Bastos, estava tendo um rodízio. O meio de campo é uma das posições mais disputadas, com jogadores muito qualificados. Ainda teremos a volta do Eduardo Costa. Ali no meio, acho que encaixamos bem. Eu me senti à vontade até para sair um pouco mais, com a vinda do Romulo. Romulo e eu temos praticamente as mesmas características de marcação e poder sair com a bola. Tem aqueles momentos de um poder estar rodando ou ficar centralizado, ou ele sair mais para ajudar o Juninho. É bom eu estar tendo essa sequência de jogos. Depois do tempo em que eu fiquei parado, estou tendo a confiança do grupo e do professor Cristóvão, que me deixou muito tranquilo para sair e chegar para poder finalizar na frente, claro que ajudando na marcação. O esquema que apresentamos hoje, com Felipe na lateral esquerda, parece que ele fica meio anulado do lado esquerdo, mas quando ele tem a oportunidade de ir, nós temos que cobrir, para ele não ter a responsabilidade de criar e voltar ao mesmo tempo. A gente tenta dar uma liberdade a mais para esses jogadores de criatividade para podemos fluir mais na frente. A vinda do Romulo acaba ajudando mais ajudando mais a marcação no meio e eu para fazer a cobertura do Felipe.

Vasco x Cruzeiro é a primeira decisão do campeonato?

- (risos) Todos os jogos são decisões. A equipe do Cruzeiro apresenta um futebol aguerrido também. É um time rápido, que tem jogadores com quem temos que ter uma observação um pouquinho maior. O Wellington Paulista vem apresentando seu futebol e fazendo seus gols. Temos que ter precauções, mas o fato de estarmos jogando em casa vai nos dar maios tranquilidade, com o apoio da torcida. Quando o Vasco joga em casa, tem o respeito das outras equipes. Espero que possamos ter um grande comparecimento dos cruzmaltinos para nos apoiarem, para que possamos sair com a vitória.

Fonte: Supervasco