Cristóvão sente que o respeito dos técnicos vem aumentando

Sábado, 16/06/2012 - 11:27

De coadjuvante, lembrado apenas por seus feitos como meia esquerda, a um posto de destaque entre os técnicos da elite do futebol brasileiro. Em menos de um ano, Cristóvão Borges ascendeu de forma raramente vista, a partir do AVC sofrido por Ricardo Gomes, então comandante titular do Vasco, em agosto de 2011. Deu seu padrão tático ao time, chegou a finais e está à espera do "carimbo" de campeão para completar o trabalho. No caminho, enfrentou gente renomada, com décadas de experiência, como Tite, Muricy, Luxemburgo, Oswaldo de Oliveira... e só coleciona elogios.

Neste domingo, às 16h, na Arena Barueri, vai rever Felipão no banco ao lado, em duelo com um Palmeiras provavelmente misto, já que a disputa das semis da Copa do Brasil é prioridade no momento. Contente com o reconhecimento, Cristóvão lembra do carinho.

- Tenho sentido realmente um respeito cada vez maior. Os treinadores que eu encontro, é claro, conhecem a função que nós temos, sabem o que é trabalhar numa equipe como essa. Por tudo o que aconteceu, têm essa admiração e me fazem elogios. A linha de comparação em relação ao modo como peguei a equipe, com as dificuldades, e como estamos agora é legal. Quando jogamos contra o Botafogo, no Carioca, Oswaldo me deu os parabéns, salientando isso. Ele imaginava o que eu tinha passado e me deu um abraço de admiração - disse.

Contra o próprio Felipão, o retrospecto é favorável. O Vasco derrotou o Alviverde no Brasileirão, em São Januário, e o eliminou da Copa Sul-Americana. Já frente ao citado Oswaldo, o buraco é mais embaixo. O chefe cruz-maltino admite que o modo de atuar não "encaixa" e, por isso, as duas derrotas no Carioca deste ano aconteceram até com certa facilidade (duas vezes 3 a 1).

Por esse nível alcançado, Cristóvão não tem dúvidas de que seguirá a carreira e só ajudará Ricardo Gomes, que deve voltar em 2013, em seus primeiros momentos. Ele também acredita que as propostas para trabalhar em clubes da Série A vão surgir e sonha aproveitar. A aceitação de seu trabalho em São Januário é grande, entre jogadores e diretoria. Apenas a torcida é que demonstra restrições eventuais, consideradas até normais.

Segundo Cristóvão, o início na liderança da competição, com 100% de aproveitamento, se deve ao equilíbrio encontrado e à maturidade do grupo. Nada de achar que a tabela favoreceu, pois, de favoritos ao título, o Gigante da Colina só teria pego o Grêmio, que escalou alguns reservas. Até a décima rodada, ainda terá Ponte Preta e Atlético-GO, que por enquanto brigam na parte de baixo.

- Quem pensar assim, vai tropeçar bastante. O Brasileirão é duro, independentemente do adversário. O Náutico foi complicado aqui, mas ganhamos, e o Botafogo, por exemplo, não conseguiu lá. Em algumas rodadas, vamos firmar isso, mostrar que estamos bem, mesmo enfrentando outros adversários. A sequência é importante, mas os tropeços vão acontecer.

Fonte: GloboEsporte.com