Portugal vence a primeira na Euro 2012: 3 a 2 na Dinamarca

Quarta-feira, 13/06/2012 - 17:11

Talvez um dos jogos mais emocionantes desta edição da Eurocopa, nesta quarta-feira. Portugal conseguiu uma vitória daquelas em Lviv, que vão ficar na memória de seus torcedores contra a Dinamarca, por 3 a 2. Com direito a dois gols incríveis que Cristiano Ronaldo perdeu, a seleção lusitana abriu 2 a 0, deixou os rivais empatarem, com dois gols de Bendtner, e Varela fez o gol salvador no fim.

Além de tudo, o resultado embolou o Grupo B. As duas seleções têm agora três pontos, e aguardam o jogo entre Holanda e Alemanha.

O JOGO

Até que a partida começou sem domínio. Portugal mostrou que teria atitude desde o início, mas foi a Dinamarca que teve alguma pressão com escanteios seguidos. Passados dez minutos de correria, a seleção lusitana controlou o jogo.

Cristiano Ronaldo não ficava preso na esquerda, ia bastante para o centro para poder tabelar com João Moutinho e fazer arrancadas, e Nani ganhou a companhia do lateral João Pereira, que teve apresentação melhor do que contra a Alemanha. E a Dinamarca só chegava na frente com lançamentos, que raramente chegavam em Krohn-Dehli, Rommedahl ou Bendtner.

Quando o controle era absoluto de Portugal, os gols saíram. O primeiro após escanteio: João Moutinho cruzou do lado esquerdo do ataque, e Pepe se antecipou para cabecear. O segundo começou nos pés de Fábio Coentrão. O lateral do Real Madrid lançou para a área, a bola saiu de lá, João Pereira recuperou, achou Nani lá dentro, que passou para Postiga chutar forte para ampliar.

A Dinamarca então viu que precisava entrar no jogo. E conseguiu diminuir o placar ainda no primeiro tempo. Eriksen cruzou da intermediária, a bola passou por todo mundo até Krohn-Dehli, que encobriu Rui Patrício, e a bola sobrou limpa para Bendtner marcar. Foi o quinto gol do centroavante em cinco jogos contra Portugal.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou com um gol incrível perdido. A bola sobrou para Ronaldo ainda na intermediária, o português arrancou em uma velocidade incrível, mas Andersen fechou bem o ângulo e evitou o terceiro gol lusitano. E parecia que a Dinamarca queria entregar. Assim como no lance anterior, os zagueiros erraram passe. Desta vez ficou com Postiga, que não teve velocidade para chegar no gol de Andersen.

Depois destes momentos, a Dinamarca tentou adiantar a marcação, enquanto Portugal jogava com experiência. Moutinho veio um pouco mais para trás para tentar distribuir melhor o jogo. Mas como o grande organizador foi para trás, chamou os rivais para o campo de ataque.

E a Dinamarca foi para cima. Até metade da segunda etapa, foram eles que criaram as melhores chances, principalmente comas jogadas de perigo de Simon Poulsen e Bendtner. Krohn-Dehli não repetiu a atuação que teve contra a Holanda, e Rommedahl, que estava apenas razoável, saiu machucado.

Quando a vida estava difícil para Portugal, Ronaldo teve outra grande chance. A bola sobrou limpa para ele, mas outra vez, chutou para fora. O castigo veio rapidamente. Jacobsen cruzou do lado direito, e Bendtner, sempre ele, completou, outra vez de cabeça.

Então Paulo Bento brilhou. Ele repetiu as substituições que fez contra a Alemanha. Nelson Oliveira já estava em campo no lugar de Postiga, e Varela entrou no lugar de Raul Meireles. E foi o jogador do Porto que deu a vitória. Após cruzamento de Miguel Veloso, o atacante furou, recuperou-se, e chutou forte no gol de Andersen. Grande jogo em Lviv.

Na última rodada, Portugal enfrenta a Holanda, enquanto a Dinamarca encara e Alemanha.

FICHA TÉCNICA:

DINAMARCA 2X3 PORTUGAL

EUROCOPA

Local: Arena Lviv, Lviv (UCR)
Data-Hora: 13/06/2012, às 13h (de Brasília)

Árbitro: Craig Thomson (ESC)
Auxiliares: Alasdair Ross (ESC), Derek Rose (ESC)

Gols: Pepe (23'/1ºT), Hélder Postiga (35'/1ºT), Bendtner (41'/1ºT), Bendtner (35'/2ºT), Varela (40'/2ºT)

Cartões amarelos: Raul Meireles (28'/1ºT), J. Poulsen (10'/2ºT), Cristiano Ronaldo (46'/2ºT)
Cartões vermelhos:

DINAMARCA: Andersen, Jacobsen, Kjaer, Agger e S. Poulsen; Kvist, Zimling (J. Poulsen, 16'/1ºT) e Eriksen; Rommedahl, (Mikkelsen, 14'/2ºT) Krohn-Dehli (Schone, 45'/2ºT) e Bendtner. Técnico: Morten Olsen

PORTUGAL: Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles (Varela, 39'/2ºT) e João Moutinho; Nani (Rolando, 43'/2ºT), Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Nélson Oliveira, 18'/2ºT). Técnico: Paulo Bento

Fonte: Lancenet