Portugal estreia na Eurocopa contra Alemanha neste sábado às 15h45

Sábado, 09/06/2012 - 10:06

Um dos jogos mais esperados dessa primeira rodada da fase de grupos da Eurocopa acontece neste sábado às 15h45. Alemanha e Portugal vão até Lviv, na Ucrânia, e vão iniciar suas participações na competição em uma partida que pode ser decisiva, apesar de ser a primeira. Ainda existe o ingrediente extra por causa de um domínio recente no confronto direto.

As seleções encontraram-se duas vezes nas últimas três grandes competições que participaram, com duas vitórias alemãs. Vitória por 3 a 1 na disputa de terceiro lugar na Copa do Mundo de 2006, e 3 a 2 nas quartas de final da Eurocopa de dois anos depois.

Para Cristiano Ronaldo, grande astro de Portugal, passado é passado, e o que aconteceu há alguns anos não vai entrar em campo.

- Não gosto de usar a palavra vingança em futebol, trata-se apenas de um jogo e não uma guerra. Queremos ganhar, como é óbvio, temos vontade de começar com o pé direito, mas sabemos que a Alemanha é uma grande seleção, mas nós também temos nosso potencial - garantiu o jogador.

Craque português preocupa

E por falar em Cristiano Ronaldo, o jogador do Real Madrid é considerado um dos dois melhores jogadores do mundo, ao lado do argentino Messi. Motivo suficiente para tirar o sono dos jogadores da Alemanha. Mesmo para quem fica lá na frente, como Podolski.

- Ele é um dos melhores do mundo e nós temos de o parar. A receita é ser agressivo ao marcá-lo com chegadas duras. Acredito que nós temos jogadores com potencial para fazer isso - disse o atacante ao "Bild".

O treinador Joachim Löw garante que já estudou bastante a seleção portuguesa. Para ele, a concentração será o fator principal para levar os três pontos. E além de Ronaldo, ele vê em Nani e Raul Meireles dois jogadores que podem decidir o jogo.

- É uma das equipes mais perigosas e eficazes quando os adversários perdem a bola, passando rapidamente para jogadas ofensivas muito ameaçadoras. Temos que atacar com grande intensidade e força-los à permanência em seus campos. Não podemos nos desligar por um segundo - analisou.

Do outro lado, o técnico Paulo Bento garante que a chave para Portugal é tentar estar no mesmo nível da Alemanha. Se os jogadores acharem-se inferiores, vai ficar difícil.

- As chances de Portugal são tentar jogar olhos nos olhos. Tendo em conta as nossas características e a confiança que temos no talento e organização da equipe - concluiu.

E para Portugal, a hora é perfeita para uma vingança. Os três pontos em cima da favorita seriam muito importantes para a classificação em um grupo que ainda tem outra potência, a Holanda.

FICHA TÉCNICA

ALEMANHA X PORTUGAL

Data/Hora: 09/06/2012, às 15h45
Local: Arena Lviv, Lviv (UCR)
Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)
Auxiliares: Frédéric Cano (Fra) e Michael Annonier (Fra)

ALEMANHA: Neuer, Boateng (Bender), Mertesacker, Hümmels e Lahm; Schweinsteiger, Khedira e Özil; Müller, Podolski e Klose (Gomez)

PORTUGAL: Beto, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Helder Postiga (Hugo Almeida)

Fonte: Lancenet