Portugal perde para Alemanha na estreia da Eurocopa: 1 a 0

Sábado, 09/06/2012 - 18:15

Diferente da Holanda, que perdeu para a Dinamarca, a Alemanha confirmou o seu favoritismo e venceu Portugal neste sábado por 1 a 0, com gol de Gomez, como sempre, de cabeça. Sob os olhos de José Mourinho, que estava na Arena Lviv, Cristiano Ronaldo até não foi mal, mas não brilhou com a camisa da seleção lusitana.

O resultado é perigoso para Portugal. Dependendo da combinação de resultados da próxima rodada, pode dar adeus à Eurocopa de forma antecipada. Já para a Alemanha, o cenário é outro. Se vencer a Holanda na quarta-feira, terá lugar garantido nas quartas de final.

O JOGO

O primeiro tempo demorou um pouco para engrenar. Ninguém queria arriscar muito. A Alemanha demonstrou mais organização tática, os jogadores sabiam com mais naturalidade para onde correr e o que precisavam fazer. O lado esquerdo era o mais perigoso, principalmente com a velocidade de Podolski, os bons passes de Schweinsteiger, que diferentemente do que faz no Bayern, muda de lado na seleção, e o apoio de Özil.

Apesar de a Alemanha insistir pela esquerda, do outro lado que surgiram as primeiras chances. A primeira em cruzamento que Gomez cabeceou, para defesa de Rui Patrício, e depois com centro de Müller, que achou Podolski, para ficar com o goleiro outra vez. Khedira era sempre uma boa opção de ataque. O volante subia muito e teve alguns bons chutes.

Por acaso, era o lado esquerdo também o mais presente em Portugal. Como era esperado, Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão atacavam com muita velocidade, e João Moutinho dava atenção a eles. Boateng que sofria. O lateral do Real Madrid era sempre muito veloz, chegou a dar uma boa arrancada na diagonal, mas quando chegou perto da área, a defesa tirou. E quando a bola sobrava nos pés do atacante, Boateng e Badstuber sofriam com suas pedaladas e jogadas.

Quando Nani começou a ser mais acionado, Portugal ficou menos capenga. O atacante do Manchester United não tinha muito apoio do lateral João Pereira, então Raul Meireles foi o responsável por fazer a bola chegar nele. Da metade para o final do primeiro tempo, alguns lances de perigo por ali.

Com poucas chances para os dois lados, a grande oportunidade acabou vindo de uma bola parada no último minuto. Escanteio para Portugal do lado direito do ataque, a bola sobrou para o zagueiro Pepe, que chutou com muito capricho no travessão de Neuer, que estava vendido no lance.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou bem mais movimentada do que a inicial. Logo no primeiro lance, antes mesmo do primeiro minuto, A Alemanha bombardeou o gol de Rui Patrício. Foram três chutes em sequência. Portugal respondeu. Nani deu belo drible em cima de Lahm, mas cruzamento não foi perfeito. Pouco depois, Ronaldo deu boa pedalada em cima de Boateng, mas bola não chegou em Postiga.

A Alemanha começou a apelar para o chuveirinho. Com velocidade e boas jogadas pelas pontas, Müller e Podolski procuravam Gomez na área pelo alto. Poucas vezes encontravam, e quando a bola ia lá, o centroavante finalizava para fora.

O jogo ficou um pouco mais morno depois disso. A grande de Portugal veio aos 19 minutos. João Moutinho deu grande passe para Cristiano Ronaldo, que viu Boateng cortar de forma heróica e evitar o gol lusitano. O lateral germânico ficou até machucado, mas com missão cumprida neste lance.

Então os dois treinadores começaram as mudanças. Paulo Bento primeiro arriscou a entrada do garoto Nelson Oliveira, que entrou no lugar do Postiga, que não esteve bem. Pouco depois, quando Klose preparava-se para entrar, saiu o gol.

A seleção alemã insistiu tanto na bola aérea, que uma hora deu certo. Khedira, em uma de suas várias subidas, cruzou, e a bola acabou indo para Gomez, que cabeceou sem nenhuma chance para Rui Patrício.

Paulo Bento resolveu ir para o tudo ou nada. Tirou o volante Raul Meireles e colocou o atacante Varela. O jogador do Porto até demonstrou bastante vontade, mas foram Ronaldo e Coentrão que levaram a equipe ao ataque e até a pressionar. O artilheiro do Real Madrid deu belo chute, obrigando Neuer a trabalhar, depois o lateral chutou truncado, e até Nani deu cruzamento que acabou indo parar na trave.

Aos 42, a bola do jogo para Portugal. Jogada pela esquerda que sobrou para Varela. O atacante teve a chance de se consagrar, mas chutou em cima de Neuer.

Na próxima rodada, quarta-feira, a Alemanha faz o clássico com a Holanda às 15h45. Antes, às 13h, Portugal enfrenta a Dinamarca. Se germânicos e escandinávios venceram, ambos estarão classificados pelo Grupo B.

FICHA TÉCNICA

ALEMANHA 1X0 PORTUGAL

Competição: Eurocopa
Local: Arena Lviv, Lviv (UCR)
Data-Hora: 09/06/2012, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)
Auxiliares: Frédéric Cano e Michael Annonier (FRA)

Gols: Gomez (28'/2ºT)

Cartões amarelos: Hélder Postiga (13'/1ºT), Badstuber (42'/1ºT), Fábio Coentrão (15'/2ºT), Boateng (23'/2ºT)
Cartões vermelhos: não houve

ALEMANHA: Neuer, Boateng, Badstuber, Hümmels e Lahm; Schweinsteiger, Khedira e Özil (Kroos, 41'/2ºT); Müller (Bender, 48'/2ºT), Podolski e Gomez (Klose, 34'/2ºT). Técnico: Joachim Löw

PORTUGAL: Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles (Varela, 34'/2ºT) e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Nelson Oliveira, 24'/2ºT). Técnico: Paulo Bento

Boateng sofreu com Cristiano Ronaldo


Fonte: Lancenet