Desde 'gol dos 3 chapéus' de Vivinho que Vasco não inicia Brasileiro com 3 vitórias

Sábado, 02/06/2012 - 14:47

O Campeonato Brasileiro por pontos corridos exige regularidade. Mas uma arrancada é sempre bem-vinda. Depois de triunfar nas duas primeiras rodadas, o Vasco pode igualar uma marca importante em sua história se levar a melhor sobre o Náutico, nesta quarta-feira, em São Januário. Desde 1988 a equipe não vence seus três primeiros compromissos na competição nacional.

Há 24 anos, aliás, o Vasco teve o melhor começo em todas as suas 40 participações na elite do Brasileirão. A equipe venceu Flamengo (1 a 0), Goiás (2 a 0) e Portuguesa (4 a 2, com um golaço de Vivinho, assista ao vídeo) nas três primeiras rodadas e ainda completou ganhando de Atlético-PR (1 a 0) e Palmeiras (3 a 2). A sequência foi interrompida com uma derrota para o Vitória apenas na sexta rodada. No fim, terminou em quinto e viria a se sagrar campeão em 89.

Em 2012, o Vasco venceu o Grêmio (2 a 1) na estreia e bateu a Portuguesa (1 a 0), igualando o início da campanha do ano passado. No entanto, na terceira rodada de 2011 o Expressinho vascaíno – que estava perto de disputar a segunda partida da final da Copa do Brasil – perdeu por 5 a 1 para o Coritiba na terceira rodada. Este foi o melhor desempenho do time cruz-maltino na era do Brasileirão dos pontos corridos – desde 2003 – igualando 2007.

O Vasco ainda conquistou três triunfos consecutivos nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B, em 2009. Comandada por Dorival Júnior, a equipe venceu Brasiliense (1 a 0), Ceará (2 a 0) e Atlético-GO (3 a 0).

Cristóvão Borges lembra que as vitórias conquistadas nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro ocorreram com Vasco atuando com uma equipe mista, devido à disputa da Libertadores e às suas consequentes lesões. Por isso, ressalta a importância da máxima concentração contra o Náutico para, assim, manter o time no topo da tabela e, de quebra, acabar com um longo jejum.

- Se conseguirmos emplacar três vitórias nesse início, temos tudo para botarmos uma boa frente. No Brasileiro, cada ponto vale ouro - resumiu o treinador vascaíno.



Fonte: GloboEsporte.com