Alecsandro reclama de atrasos salariais, mas diz que confia na diretoria

Quarta-feira, 30/05/2012 - 17:00

No dia a dia, o Vasco trabalha com empenho e mantém a rotina de bons resultados. Mas, fora dele, o momento é delicado. Embora garantam que o profissionalismo jamais será deixado de lado, os jogadores não escondem a impaciência com mais uma fase de salários atrasados - são dois meses da folha de pagamento e três de direitos de imagens para alguns atletas -, a exemplo do aconteceu no início do ano.

Em reunião com os jogadores no último sábado, ainda em São Paulo, a diretoria prometeu o máximo de esforço para quitar a dívida até o fim desta semana. O atacante Alecsandro disse confiar no empenho, mas admitiu que o elenco não aceita mais um capítulo desagradável em 2012.

- Seja em qualquer profissão, se você não recebe, não tem como estar satisfeito. Então, estamos fazendo a nossa parte, que é jogar futebol, e esperando que a diretoria faça a dela. É uma diretoria inteligente, que tem bom convívio com os jogadores, na qual nós confiamos e que é representada pelo maior ídolo do Vasco. Coloco todas as minhas fichas nele. Se até agora não regularizou é porque as coisas não aconteceram do jeito que ele quer. Espero que o Vasco seja grande não apenas no nome, mas também na estrutura - disse Alecsandro, referindo-se ao presidente Roberto Dinamite.

Outro líder do elenco, Fernando Prass torce para que a situação seja normalizada no período de pausa do Campeonato Brasileiro - que vai até a próxima quarta-feira. O goleiro disse concordar com a política de interromper as contratações até que os salários sejam pagos, mas admitiu o temor pela saída de alguns jogadores, seja por insatisfação com as dificuldades financeiras ou pela necessidade do Vasco de negociar atletas e fazer caixa.

- Desmanche só acontece se não houver reposição à altura. Os contratos de alguns jogadores estão terminando, como Fellipe Bastos, Eder Luis e Renato Silva. Outros têm mercado, como Dedé e Romulo, mas tem rescisões altas, e se forem vendidos podem acabar ajudando o clube. É preciso tomar cuidado, porque o Vasco voltou ao caminho dos títulos e não se pode perder isso. Se o clube perder jogadores e conseguir repor, manterá a regularidade. Mas não pode perder muitos, pois para manter o nível seria necessário um aporte financeiro alto, e hoje isso não é possível - explicou Prass.

Alecsandro, entretanto, garantiu que os atrasos salariais não são um problema específico do Vasco e lamentou que a situação seja relativamente comum no futebol brasileiro.

- Tenho amigos em outros clubes, meu irmão joga no Atléitico-MG (o volante Richarlyson). Aqui no Rio, sei que Flamengo e Botafogo atrasam salários. O Fluminense, não me atrevo a dizer. É muito ruim ver que o Brasil está muito atrasado em termos de organização. Para mim isso não é tão grave, porque vou parar daqui a cinco ou seis anos. Mas para os garotos é pior. Infelizmente, daqui a algum tempo vamos ver grandes sem jogar até mesmo a Terceira Divisão - observou.

Fonte: GloboEsporte.com


Alecsandro: 'Não é só o Vasco que deve'

O Vasco passa por problemas financeiros, que vêm gerando insatisfação no elenco.

Em entrevista coletiva, captada pelo repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, o atacante Alecsandro confirma a sua insatisfação, lembra que isso acontece em vários clubes do Brasil e pede atenção com a renovação do elenco do Vasco:

- Em qualquer área, seja do esporte ou não, se você não recebe, não tem como você ficar satisfeito. A insatisfação acontece, faz parte de nós jogadores. Eu também me coloco como um dos insatisfeitos. O que podemos fazer é fazermos a nossa parte. E isso, modéstia à parte, isso a gente vem fazendo, chagando bem em todas as competições que estamos disputando e podemos chegar muito mais longe nesse brasileiro. Esperamos que a diretoria possa fazer a parte dela e regularizar o mais rápido possível. Vamos ser honestos e não achar que isso só acontece no Vasco. Essa é uma realidade no futebol. Nós, jogadores, vemos convivendo com salários atrasados há muito empo no futebol. Isso não é exclusividade do Vasco. O Flamengo também deve. O Botafogo também deve. Vários clubes no Brasil também devem. Isso é uma tônica do futebol. Joguei na Europa e posso ver que o futebol brasileiro está muito atrasado em termos de organização e estrutura fora de campo. Vemos grandes clubes com dívidas milionárias. Se o futebol não tiver uma postura mais profissional fora de campo, daqui a dez anos vai ter clube grande que não vai jogar nem Série C.

Desmonte do grupo do Vasco:
- Eu, como jogador mais experiente, não posso mentir. Se o Vasco não conseguir recursos para comprar os jogadores com o contrato acabando, vai sofrer concorrência e quem tiver mais dinheiro, vai levar. Hoje tem muitos jogadores com grandes clubes sendo detentores dos seus passes. Outro clube que oferecer um valor maior ao clube detentor dos direitos desses jogadores, com certeza vai levar. É uma coisa que já comentamos entre nós e com alguns diretores. Lamentamos s que possa desmanchar esse grupo tão forte que fizemos. Mas futebol é assim. Não temos poderes para segurar. O que torcemos é que a diretoria consiga resolver, e que se perdermos, possamos perder muito poucos jogadores.

Confiança no trabalho de bastidores da diretoria:
- Essa diretoria é uma diretoria inteligente, que tem um convívio muito grande, quase diário, com nós, jogadores. É uma diretoria em que a gente confia e que é representada pelo maior ídolo do clube, que é uma pessoa quer Teve méritos como ídolo e hoje tem méritos como presidente. É uma pessoa em quem eu coloco todas as fichas. Tenho certeza de que se não regularizou ainda, é porque as coisas não estão acontecendo da maneira que ele quer, mas sei que eles estão trabalhando quase diariamente para que isso aconteça e que o Vasco possa ser grande não só no nome quanto em uma estrutura.

Fonte: Supervasco