Antônio Lopes relembra passagem de Dinamite pela Portuguesa em 1989

Sábado, 26/05/2012 - 17:25

Roberto Dinamite entrou para a história com a marca de 190 gols em competições nacionais com a camisa... da Portuguesa, em 1989. Já no fim da carreira, o jogador aceitou o desafio de disputar o Campeonato Brasileiro pela equipe do Canindé, que era comandada pelo técnico Antonio Lopes, responsável direto pela contratação do atleta que permaneceu durante seis meses no clube.

A campanha da Portuguesa foi boa e o time paulista terminou na sétima colocação com 20 pontos, apenas seis a menos que o campeão Vasco. O técnico Antonio Lopes concedeu entrevista exclusiva ao Super Futebol Tupi e ao Super Esportes e relembrou a passagem de Dinamite pela Lusa. Segundo ele, não foi difícil convencer o atacante a vestir a camisa do time paulista apesar da sua ligação com o Vasco.

“O Roberto não estava bem no Vasco da Gama. Estava praticamente no fim de carreira e sendo preterido pelo Nelsinho (treinador). Entrei em contato com o Eurico (Miranda), que relutou um pouco em ceder o jogador, mas a vontade dele acabou prevalecendo já que ele queria jogar e não estava tendo oportunidades. Foi ótima a vinda dele porque o Roberto foi muito bem e nos ajudou na boa campanha no Brasileiro de 1989”, disse.

Antonio Lopes afirmou que o recorde de gols não foi a toa e apontou Roberto Dinamite com qualidades superiores ao ídolo rubro-negro, Zico, em uma das especialidades do arquirrival.

“O Roberto já tinha trabalhado comigo no Vasco e sempre apostei nele. Ele foi o melhor jogador que passou pelas minhas mãos no que diz respeito a cobrador de faltas. Tive a oportunidade de treinar o Zico e outros tantos jogadores, mas o Dinamite era diferenciado. Perdemos um jogo para o São Paulo (1 a 0), no Canindé, que acabou nos tirando de uma possível final contra o Vasco. Se o Roberto estivesse em campo a situação poderia ter sido outra.”

Sobre o atual momento do Vasco, Antonio Lopes afirmou que não acredita em uma desmanche da equipe para a seqüência da temporada visando à disputa do Campeonato Brasileiro.

“O Vasco tem um dos melhores planteis do Brasil. O elenco é muito bom e acredito que os jogadores vão permanecer. Pelo time que o Cristóvão Borges tem em mãos acho que o Vasco terá condições de fazer uma boa campanha. O clube esperava ir mais a frente na Libertadores, mas não pode desanimar. Tem que ser feito um trabalho psicológico bem feito para trabalhar a cabeça dos atletas. São jogadores experientes que já conviveram com momentos semelhantes e acredito que a recuperação já virá nesse jogo com a Portuguesa.”

O treinador também garantiu que mesmo aos 37 anos e com contrato encerrando no próximo mês, o meio-campo Juninho Pernambucano deve renovar o seu vinculo com o Vasco descartando qualquer hipótese de encerrar a carreira agora.

“Não existe idade no futebol. Quando o cara é craque como no caso do Juninho, ele deve permanecer atuando. Ele não tem vicio nenhum. Não fuma nem bebe. Trabalhamos juntos e estivemos presentes em grandes conquistas no Vasco. O Juninho tem sido um dos grandes nomes do Vasco. Além dele, o Felipe também é fundamental. Os dois podem jogar juntos perfeitamente. Se o Felipe estivesse no meio-campo desde o inicio diante do Corinthians poderia ter contribuído mais do que como lateral na vaga do Feltri. São dois jogadores que devem permanecer.”

Antonio Lopes que comandou pela última vez o Atlético-PR no Campeonato Brasileiro do ano passado revelou que até o momento não recebeu nenhuma proposta oficial para voltar a trabalhar.

“Tive durante esse inicio da temporada propostas para comandar equipes nos estaduais em São Paulo, mas eram clubes que não tinham muitas condições de trabalho. Quero ganhar títulos. Vamos aguardar”, finalizou.

Fonte: Superesportes