André Villas-Boas, ex-técnico do Chelsea, vai nesta 4ª a São Januário

Quarta-feira, 16/05/2012 - 05:43

Demitido pelo Chelsea no começo de março, André Villas-Boas vê o sucesso de sua ex-equipe de longe, mais precisamente no Brasil. Na última semana, o treinador português acompanhou a final do Paulistão entre Santos e Guarani, o jogo da Libertadores Fluminense x Internacional e estará em São Januário para assistir Vasco x Corinthians, também pela competição continental.

“Viemos mais nessa pesquisa do talento. Trocando informação com as pessoas envolvidas com o futebol brasileiro, isso é sempre importante”, explicou Villas-Boas em entrevista à ‘Fut Brasil’, braço da TV Globo que produz reportagens para o mercado internacional.

“Estive estudando esses jogos que a gente viu entre a final do Paulistão e jogos da Libertadores, entre Fluminense e Inter. Dá para ter uma ideia da organização das equipes brasileiras, e isso é sempre importante para um treinador. Mas estou aqui em busca dos talentos que querem triunfar na Europa”, revelou.

De férias forçadas, o técnico – campeão português e da Europa League em 2011 pelo Porto - não descartou que possa trabalhar no país: “A única coisa que tenho como ambição da carreira é trabalhar em campeonatos diversos. Partir para Argentina, Brasil, Chile, Japão. São campeonatos diferentes de uma rota normal de um treinador europeu. Estar neles estimulam desafios pessoais que eu me tracei. Quando pode acontecer, eu não sei. Mas teriam muito gosto um dia de treinar nesses campeonatos”.

Copa 2014

André Villas-Boas também falou sobre a Copa do Mundo de 2014 e garante que o Brasil ainda impõe respeito sobre os adversários, principalmente atuando em casa. “As condições estão sempre reunidas para a seleção brasileira. São as outras que temem o Brasil, principalmente por jogar em casa”, falou.

Fã de Lucas, meia-atacante do São Paulo, o técnico português acredita que os principais valores do futebol brasileiro precisam ficar no país, como é o caso de Neymar. “Isso ajuda como ninguém a promover a Copa do Mundo, que será aqui. E, se tivesse saído, o europeu se desvincularia um pouco do futebol brasileiro. Nessa promoção, é importante. E não se pode perder a noção da importância desse fato. Se ele for para a Europa, isso o potencializará em termos técnicos e táticos”, explicou.

Questionado sobre o porquê do sucesso do Barcelona nos últimos anos, o treinador afirmou: “No caso do Barcelona, ocorreu uma conjunção de fatores e de pessoas. Guardiola era torcedor, ex-jogador, conhece a escola e os valores do Barcelona como ninguém, e defende até a morte uma filosofia criada a partir de Rinus Michels. Com todos esses fatores conjugados, potencializaram esse Barcelona em um nível que jamais foi visto. E pode ser um grande referencial para os outros times do mundo”.

Fonte: ESPN.com.br