Edílson, ex-Vasco e Corinthians, diz que decisão será nos detalhes

Sexta-feira, 11/05/2012 - 12:36

Copa Libertadores, pressão, mata-matas... A rotina corintiana fica cada vez mais tensa quando o assunto é o tão sonhado caneco da competição sul-americana. Mas se levar em conta o retrospecto histórico contra o próximo rival, a vida alvinegra poderá ser um pouco mais tranquila.

O Vasco, adversário das quartas de final, que venceu o Lanús nos pênaltis em plena Argentina, não leva muita sorte quando se depara com o Timão em partidas decisivas. Na história foram quatro mata-matas entre os dois alvinegros, e o paulista levou a melhor em todos. Tabu com freguesia?

No confronto mais importante entre as duas equipes, que valeu o título do Mundial de Clubes da Fifa de 2000, empate por 0 a 0 no Maracanã e título corintiano garantido nas penalidades. O ex-atacante Edílson, um dos principais jogadores do Timão na época, acha que a escrita neste confronto poderá virar uma motivação a mais dentro de campo para os cariocas.

– Tabu é feito para quebrar e essa será uma grande chance para o Vasco. Naquela época deu a gente nos pênaltis, mas eles poderiam ter vencido também. Eram grandes jogadores dentro de campo – disse, em entrevista ao LANCENET!.

O que mais chama atenção é que o Corinthians sequer sofreu uma derrota nos cruzamentos com o time de São Januário em partidas destes moldes. Até então, em sete jogos, quatro vitórias e três empates. Para o Capetinha, a resolução deste grande clássico regional será bem apertada, semelhante à final que disputou em 2000.

– Vai ser muito equilibrado, igual à final que disputei. São grandes equipes e a classificação vai ser decidida nos detalhes. Quem errar menos vai levar – concluiu.

Logo após classificarem-se, o discurso em ambos os lados foi de respeito. Se por um lado o Timão aposta no seu elenco sólido que ainda não perdeu na Libertadores, por outro o Vasco se apega na superação vivida na competição até aqui. O certo é que não há favorito nesta guerra pela América...

As decisões contra o Vasco:

Copa do Brasil 1995

Em dois jogos pelas semifinais do torneio, o Corinthians atropelou os cariocas. Após uma vitória por 1 a 0 no Maracanã, os corintianos enfiaram 5 a 0 dentro do Pacaembu.

Mundial de Clubes 2000

Após um jogo tenso no Maracanã, o empate por 0 a 0 levou a decisão para os pênaltis. Edmundo perdeu uma cobrança e o título ficou com o Timão.

Sul-Americana 2006

Os dois times não ligavam muito para a competição, mas mesmo assim os paulistas ganharam os dois jogos. O primeiro, em São Januário, 1 a 0. Na volta, atuando no Canindé, os corintianos ganharam por 3 a 1.

Copa do Brasil 2009

O duelo dava vaga para a final da competição. Em partida muito movimentada no Maracanã, o Timão conseguiu sair com o empate por 1 a 1, com o gol de Dentinho. Na volta, com o Pacaembu lotado, os paulistas seguraram o 0 a 0 e avançaram.

Fonte: Lancenet