Prass, sobre pênaltis: 'Se chegar nessa situação, estou pronto'

Quarta-feira, 09/05/2012 - 12:53

O resultado de 2 a 1 para o Vasco contra o Lanús-ARG, no primeiro jogo das oitavas de final, deixou a decisão da vaga nas quartas de final em aberto. O time argentino se classifica se vencer nesta quarta, no estádio La Fortaleza, por dois ou mais gols de diferença, ou por 1 a 0, enquanto o Vasco joga por um empate ou derrota por apenas um gol, desde que marque mais de um (3 a 2, 4 a 3, por exemplo). Um novo 2 a 1, mas a favor da equipe da casa, leva a partida para os pênaltis. Nesse caso, a figura de Fernando Prass ganha ainda mais importância. Caberá a ele tentar segurar alguma das cobranças adversárias. E o goleiro se diz preparado para isso.

- Se chegar nessa situação, estou pronto. Vou treinar e assistir às cobranças deles para ter uma noção como batem. Mas isso não quer dizer muita coisa. Em 90% das vezes, os jogadores têm um estilo de cobrar, mas podem mudar na hora. Tem 10% que variam muito. Mas isso na hora não influencia tanto porque o cara pode decidir alterar a maneira de chutar. Vai muito mais do feeling – disse.

O feeling de Prass precisa estar bom caso o jogo vá para os pênaltis, já que os números mostram que o goleiro não é um especialista no fundamento. Desde que chegou ao Vasco, Fernando teve que encarar os rivais por 33 vezes na marca da cal. Em 28, os adversários levaram a melhor. Por três vezes o goleiro conseguiu defender, uma bateu no travessão e uma foi para fora.

Os números, entretanto, não preocupam a equipe. Os jogadores de linha garantem que confiam em seu goleiro caso seja necessário, mas torcem para que a equipe não precise chegar aos pênaltis para se classificar.

- Nosso objetivo é classificar sem precisar de pênaltis. Mas confiamos nele. Sabemos que, se precisar, ele vai estar preparado. Até para bater. Ele bate bem. Às vezes, eu brinco com ele e digo para ele parar de treinar a batida e ir defender. Pênalti não é loteria, é treino. O Vasco tem muitos cobradores bons. Se o Cristóvão quiser, pode contar comigo – disse Alecsandro, que recentemente cedeu seu posto de cobrador oficial, ao perder três seguidos.

- Se precisar de bater, estamos bem. Treino é treino, jogo é jogo. Nosso objetivo é classificar nos 90 minutos, mas se não der, confiamos nele. Temos que confiar. A responsabilidade maior é do jogador. O goleiro vai tentar pegar, mas a responsabilidade maior é dos batedores – completou Felipe.

Vasco e Lanús se enfrentam no estádio La Fortaleza, em Buenos Aires. O jogo tem início às 22h (horário de Brasília). A Rede Globo transmite o duelo ao vivo.

Fonte: GloboEsporte.com