Prass fala da crise financeira do União de Leiria, seu ex-clube

Terça-feira, 08/05/2012 - 18:22

Enquanto o futebol português vive profunda crise financeira, o Estoril acaba de garantir o acesso à elite com um modelo pioneiro no país. É o primeiro clube sociedade anônima desportiva de portugal administrado por capital estrangeiro. E é do Brasil. A Traffic tem 74,5% das ações do clube.

Modelo que o presidente do clube e do conselho europeu da empresa, Tiago Ribeiro, vê como vencedor. E que poderia ser seguido.

– Fizemos uma aposta que apesar da crise dá certo. Cumprimos tudo, não atrasamos salários e saldamos as dívidas – disse Ribeiro.

Foi um processo. A Traffic queria entrar na Europa, e chegou ao Estoril por já ter este modelo. A empresa entrou em 2009 como gestora, e comprou as ações em 2010.

– Queremos solidificar o projeto na Europa. Não é só o processo financeiro que interessa – disse Ribeiro.

Europa é um sonho longe

Quando a empresa Traffic exerceu o poder de compra do Estoril, tinha o técnico Vinícius Eutrópio como gerente do projeto. Além disso, levou vários jogadores brasileiros.

Como não conseguiu o acesso em 2010/11, trocou o técnico, contratou mais portugueses e africanos de ex-colônias lusitanas.

O novo objetivo: se manter na elite, mas o sonho para o futuro é grande.

– Montaremos um elenco sem cometer loucuras, vamos nos consolidar na Primeira Divisão, e quem sabe no futuro, a gente não vai para torneios europeus?

Tiago Ribeiro garantiu ainda que a torcida sempre demonstrou apoio em sua gestão.

– São poucos, mas fiéis. Demonstramos logo que nossas intenções não eram apenas financeiras, mas também esportivas – diz o brasileiro, que vai celebrar o título da Segundona em uma festa no estádio do clube nesta semana.

Crise no Leiria

Atrasar os salários foi o problema que agravou a situação do União de Leiria. Jogadores rescindiram os contratos e o time chegou a atuar com oito atletas.

O goleiro Fernando Prass, do Vasco, não se surpreende com a situação do ex-clube, que pode anunciar o fim do futebol profissional nos próximos dias. E ele diz que a federação tem parcela de culpa:

– Ela cria mecanismos para os clubes cumprirem, isso não acontece. Aí ela dá um jeitinho nos documentos, depois fecha os olhos.

União de Leiria posa com oito jogadores


Mudanças na Liga

Alargamento
Na última semana, a Liga Portuguesa divulgou que a Primeira Divisão vai passar a ter 18 clubes, dois a mais do que a edição deste ano. Opção criticada pelo presidente do Estoril, que acredita que a atual composição sozinha não se sustenta.

Rebaixamento
Para ter dois clubes a mais, a Federação Portuguesa de Futebol determinou que haverá uma repescagem. Os dois últimos da Primeira Divisão (Feirense e União de Leiria), jogarão contra o terceiro e o quarto da Segundona. Hoje seriam Aves (que ainda pode passar o Moreirense e ir direto) e Naval (que pode ser superado pelo Leixões).

COM A PALAVRA: Tiago Ribeiro

Presidente do Estoril e do conselho da Traffic na Europa

Desde que assumimos o Estoril, sabíamos que tinha tudo para ser um projeto vencedor. A crise que o país e o continente vivem não chegou a ser um empecilho, acreditamos na recuperação e Portugal é um país apaixonado por futebol.

O processo passava pelo acesso, a receita era baixa, tivemos que ver os erros que vinham de antes, corrigi-los, e depois reconhecer os nossos próprios erros do primeiro ano. Conseguimos, e agora queremos crescer.

COM A PALAVRA: Fernando Prass

Goleiro do Vasco, ex-União de Leira

Tenho acompanhado a situação do Leiria, e nada disso me surpreende. Tudo que acontece agora, aconteceu comigo da mesma maneira, ficar três meses sem salários, eles dizem que pagaram, e nada, falam que os jogadores não são profissionais. O presidente não bate muito bem da cabeça.

A saída de vários jogadores foi uma decisão coletiva. A situação já começava a ficar insustentável, foi uma decisão coletiva, e do jeito que estava, eles fizeram certo.

Fonte: Lancenet