Cristóvão diz que não teme demissão: 'Não é assim que funciona'

Terça-feira, 01/05/2012 - 16:20

Eliminado do Carioca após ser derrotado pelo Botafogo na final da Taça Rio, o Vasco se volta agora totalmente para a Libertadores. O time encara o Lanús-ARG nas oitavas de final da competição continental. Em caso de novo revés, o semestre cruz-maltino estará terminado e, com isso, a pressão sobre os ombros de Cristóvão Borges aumentará exponencialmente. Porém, o treinador diz que isso nem passa por sua cabeça e que segue tranquilo no comando da equipe.

- Esse tipo de coisa seria como se preparar para a tragédia. E não é assim que funciona. Quando ela (a tragédia) acontece, pega a gente de surpresa. Isso fica fora do pensamento. A gente planeja, se prepara para passar de fase. Essas coisas (demissão) não passam pela nossa cabeça - disse.

Mesmo assim, Cristóvão sabe que o time sofrerá um pouco mais de pressão do que o habitual nesta quarta, no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores. Sem o Estadual, os torcedores apostam todos suas fichas na competição continental.

- A gente compreende o torcedor estar chateado, como nós também estamos, após perder uma final. A cobrança vai existir, a gente sabe disso. A torcida pode ficar impaciente, ainda mais porque o Lanús deve jogar fechado. A gente tem falado que essa dificuldade é certa. Temos que ter paciência. Mesmo diante dessa situação, sabemos que vamos contar com a torcida. Ela vai jogar junto.

O goleiro Fernando Prass concorda com o técnico e diz que a pressão das arquibancadas será grande. Mas não vê a derrota para o Botafogo como fato essencial para isso.

- Se a gente tivesse ganhado do Botafogo, a pressão seria enorme do mesmo jeito. Em time grande é assim. Vencemos a Copa do Brasil na quarta e sofremos muita pressão para ganhar do Figueirense no fim de semana. O time do Vasco já teve boas exibições e menos do que isso vai ser sempre criticado.

Experiência da Sul-Americana

Para o técnico Cristóvão Borges, o Vasco tem um trunfo na manga para aguentar essa pressão. O treinador acredita que o fato de a equipe ter disputado a Sul-Americana do ano passado deu ao time uma experiência importante para encarar o mata-mata decisivo da Libertadores e também para se acostumar a jogar pressionado.

- Foi uma experiência muito boa porque nós tivemos que reverter resultados de algumas partidas. Tivemos que reverter em nosso campo resultados bastante adversos. Tendo que buscar resultado jogando aqui era perigoso porque a gente se expunha. Foi uma experiência muito enriquecedora. Sentimos o clima de jogar fora de casa também. O mais importante é fazer valer o mando de campo.

Vasco e Lanús-ARG se enfrentam em São Januário, a partir das 21h50m (horário deBrasília). A Rede Globo transmite a partida ao vivo.

Fonte: GloboEsporte.com