Estádio do Libertad é pequeno mas não costuma ter lotação esgotada

Quarta-feira, 14/03/2012 - 14:34

Um estádio acanhado, no qual a torcida fica a centímetros do campo de jogo. As características são de um típico caldeirão sul-americano. Este é o cenário que o Vasco terá quando enfrentar o Libertad, nesta quarta-feira, pela Libertadores. Com a diferença de que, no caso da equipe paraguaia, não há tanta pressão da torcida.

O Libertad é uma das equipes mais tradicionais do Paraguai, é acostumado a conquistar títulos nacionais e disputa a Libertadores com frequência. Mas ao contrário dos rivais Olimpia e Cerro Porteño, não conta com uma torcida acostumada a lotar o Estádio Nicolás Leoz, que tem capacidade para 10 mil pessoas.

Inaugurado em 1905 com dois mil lugares, o estádio recebeu reformas cem anos depois, quando foi ampliado. As instalações atuais são simples, mas bem conservadas. O Vasco terá à sua disposição um vestiário sem luxo, mas funcional. O gramado encontra-se em bom estado, e os torcedores contam com assentos apenas na galeria social.

Embora não seja capaz de intimidar o adversário com a pressão de sua torcida, o Libertad mostra força atuando em casa. Na última sexta-feira a equipe perdeu uma invencibilidade de seis meses no Nicolás Leoz ao sofrer um 1 a 0 no clássico contra o Olimpia, em jogo válido pelo Campeonato Paraguaio. Na ocasião, o estádio recebeu um público de apenas 6 mil pessoas.

O técnico Cristóvão Borges, entretanto, minimizou o fato de o Libertad não contar com uma torcida presente. Segundo ele, o Vasco terá tantas dificuldades em campo como se estivesse num típico caldeirão sul-americano.

- Independentemente se é um caldeirão ou não, o que pesa no fim das contas é o que acontece dentro de campo. Vamos enfrentar um time de qualidade e que, como todo sul-americano, tem um grupo brigador. Precisamos igualar isso - destacou.

Para o atacante Alecsandro, pouca quantidade não quer dizer pouco barulho.

- Tenho certeza de que se houver 4 mil pessoas, a sensação de barulho será de 8 mil. Com certeza a torcida do Libertad vai incentivar muito sua equipe, como acontece no Paraguai e em outros países da América do Sul - alertou.



Fonte: GloboEsporte.com