Duelo contra o Libertad pode aproximar Vasco da liderança do grupo

Quarta-feira, 14/03/2012 - 10:50

O Vasco estreou no Libertadores sofrendo uma derrota em casa. O placar de 2 a 1 a favor do Nacional do Uruguai tornou de alto risco a campanha da equipe na primeira fase da competição. Para diminuir consideravelmente o dano, nada melhor do que vencer o líder da chave. Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), o time vascaíno entra em campo para enfrentar o Libertad no Estádio Nicolás Leoz, em Assunção, disposto a firmar-se com um forte candidato à classificação para as oitavas de final.

O Libertad soma seis pontos em duas partidas disputadas e lidera o Grupo 5. O Vasco vem logo atrás, com três pontos, e vai disputar nesta quarta sua primeira partida fora de casa na Libertadores. Nacional e Alianza Lima também têm três pontos. Portanto, uma vitória sobre os paraguaios embolaria a disputa. As duas equipes voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, em São Januário, pela quarta rodada.

A Rede Globo transmite a partida para os estados do RJ, ES, SC, PR, BA, SE, AL, PB, RN, MA, DF, PA, AM, RO, AC, RR, AP , além da cidade de Juiz de Fora (MG). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, com vídeos, em Tempo Real. O jogo terá arbitragem do chileno Enrique Osses, que será auxiliado por Carlos Astroza e Juan Maturana, ambos também do Chile.

AS ESCALAÇÕES

Libertad: o técnico argentino Jorge Burruchaga deve fazer apenas uma alteração na equipe, embora não tenha confirmado qual será a escalação. A tendência é que o atacante Pablo Velázquez dê lugar a José Núñez. O Libertad deve entrar em campo com a seguinte formação: Rodrigo Muñoz, Carlos Bonet, Nery Bareiro, Ismael Benegas e Miguel Samudio; Rodolfo Gamarra, Victor Cáceres, Sergio Aquino e Luciano Civelli; José Núñez e Cristian Menéndez.

Vasco: Cristóvão Borges não confirmou, mas não deve fazer muitas alterações na equipe. As novidades são Romulo e Eder Luis, que voltam a ser relacionados após se recuperarem de lesões. Eles ficam no banco, assim como o volante Allan. O Vasco deve atuar com a seguinte escalação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Wiliam Barbio e Alecsandro.

QUEM ESTÁ FORA

Libertad: o time paraguio não tem qualquer desfalque, seja por lesão ou suspensão. O técnico Jorge Burruchaga tem todo o elenco à disposição.

Vasco: por decisão da comissão técnica, Juninho Pernambucano foi poupado da partida. O atacante Carlos Tenorio segue se recuperando de ruptura no tendão de Aquiles e tem volta prevista para daqui a seis meses.

FIQUE DE OLHO

Libertad: o volante Victor Cáceres é dado como reforço certo do Flamengo na metade do ano. O jogador recebeu uma proposta do clube rubro-negro, embora diga que não há um pré-contrato assinado.

Vasco: personagem do último jogo do Vasco na Libertadores pela grande atuação e declarações fortes, Felipe será o líder do time em campo na primeira partida da equipe fora de casa na competição. Um lançamento preciso do camisa 6 pode decidir o duelo.

O QUE ELES DISSERAM

Jorge Burruchaga, técnico do Libertad: “A vitória é muito importante para os dois times. Ganhar nos faria dar um passo mais que fundamental até a classificação. Esperamos um jogo complicado contra um rival brasileiro de qualidade. Tenho a certeza de que será uma partida linda e atraente, pela capacidade dos jogadores das duas equipes.”

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “O Libertad é uma equipe difícil, e numa Libertadores a partida é sempre complicada, seja dentro ou fora de casa. Por termos perdido o primeiro jogo em São Januário, todos os compromissos são decisivos. Mesmo assim, vejo o Vasco preparado para encarar mais esse desafio.”

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Vasco e Libertad se enfrentaram apenas três vezes na história, todas em jogos amistosos realizados no Rio de Janeiro. O time da Colina venceu duas partidas e perdeu outra.

* O Vasco vem tendo dificuldade atuando no exterior. No século XXI, a equipe carioca disputou 17 jogos fora do Brasil, com seis vitórias, dois empates e nove derrotas. Há mais de dez anos o time não atua no Paraguai.

* Na história da Taça Libertadores, o Libertad enfrentou 12 vezes equipes brasileiras. No ano passado, o time eliminou o Fluminense da Libertadores e o São Paulo da Copa Sul-Americana.

ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Libertad se enfrentaram pela última vez no dia 2 de julho de 1967. Em amistoso realizado no Maracanã, o time da Colina levou a melhor e bateu o rival paraguaio por 3 a 0.

Fonte: GloboEsporte.com