Cristóvão explica entrada de Eduardo Costa para melhorar saída de bola

Segunda-feira, 27/02/2012 - 10:25

A jogada do Fluminense em que Deco lança a bola no "segundo pau" para a conclusão de um zagueiro ou um atacante não era novidade para o Vasco. Na semifinal, contra o Botafogo, foi dela que nasceu o gol de Leandro Euzébio, que levou a partida para os pênaltis e à posterior classificação tricolor. Neste domingo, ao mudar o roteiro, casual ou propositalmente, Deco escreveu um capítulo determinante na decisão. Para o capitão Juninho, o segundo gol da partida tornou uma reação vascaína quase inviável, mesmo para um time que se acostumou a fazer da superação sua maior virtude.

— O Fluminense mereceu a vitória no geral, mas, se o primeiro tempo virasse 1 a 0, seria diferente. Foi muito ruim ter virado 2 a 0 — avaliou Juninho, sem se deixar contaminar pela frustração da derrota. — Não quer dizer que temos de mudar tudo porque perdemos. Vamos crescer e fazer um bom segundo turno.

Felipe impaciente no banco

O capitão lembrou que as críticas de Abel à arbitragem no jogo da fase classificatória, vencido pelo Vasco por 2 a 1, não interferiram no resultado de ontem, mas influenciaram algumas decisões de Marcelo de Lima Henriques.

— O Abel começou a jogar a final ali. Nada inteferiu no resultado, mas (o juiz) tirou um pouco da energia do nosso time em alguns lances.

O técnico Cristóvão também citou o segundo gol, lembrando que o Fluminense soube tirar da vantagem:

— Tivemos de avançar a marcação, obrigados a arriscar, e eles jogaram no contra-ataque. Contra um time de qualidade, ficou mais difícil.

O terceiro gol fez com que a torcida do Vasco, aos poucos, deixasse o Engenhão. Quem permaneceu no estádio viu Dedé abandonar a zaga e se transformar em atacante. Segundo Cristóvão, algo que estava no planejamento:

— Sabíamos que a defesa do Fluminense tinha dificuldades nas bolas altas. Prendemos o Nilton e liberamos o Dedé.

Dedé, ao contrário, disse que nada fora combinado.

— Tentei ajudar de qualquer maneira. Foi uma decisão tomada no calor do jogo.

Felipe não apareceu para falar da derrota. Durante o segundo tempo, quando o Vasco já perdia por 3 a 0 e Cristóvão trocou Fellipe Bastos por Eduardo Costa, ele gesticulava com os companheiros no banco, parecendo impaciente. Quando entrou, já era tarde. O Vasco chegou a diminuir e até teve oportunidades de marcar o segundo gol. Cristóvão explicou suas opções:

— Pus o Eduardo pois precisávamos corrigir a saída de bola. Felipe entrou com o time já mais exposto.

O Vasco estreia na Taça Rio na quarta-feira, contra o Bonsucesso. A diretoria pode anunciar o lateral Pará, atualmente no Santos.

Fonte: Extra online