Vasco e Fluminense duelam pelo direito de jogar final do Estadual

Domingo, 26/02/2012 - 11:34

A espera está perto de acabar, pelo menos para um deles. Depois de seis anos vendo a festa de Botafogo e Flamengo, que dominam os títulos cariocas desde 2006, a dupla Vasco e Fluminense reagiu. Na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, as duas equipes fazem a final da Taça Guanabara. O campeão sentirá o gostinho de disputar novamente a decisão do Campeonato Carioca - caso a Taça Rio fique com outra equipe.

O Vasco não frequenta a finalíssima do Carioca desde 2004, quando venceu a Taça Rio diante do próprio Fluminense. Depois, perdeu o título estadual para o Flamengo. No ano seguinte, foi o Tricolor que chegou pela última vez ao embate final após vencer a Taça Rio sobre o Rubro-Negro. O fim da trajetória tricolor foi mais feliz, com título garantido em dois jogos diante do Volta Redonda.

O título da Taça Guanabara ganha mais importância se levado em conta um histórico recente. Em sete dos últimos nove anos, o vencedor do primeiro turno sagrou-se também campeão estadual - as exceções foram em 2005 e 2009. Para chegar a esse posto, as duas equipes devem ter poucas alterações em relação à semifinal.

No Vasco, a tendência é que o técnico Cristóvão Borges leve a campo a mesma equipe que derrotou o Flamengo por 2 a 1. Já o Fluminense terá o desfalque do volante Edinho, que sofreu uma pancada no pé direito na partida contra o Botafogo - empate por 1 a 1 nos 90 minutos, e vitória tricolor nos pênaltis por 4 a 3. Valencia e Jean disputam a vaga.

Duas curiosidades ainda marcam este reencontro em uma decisão de turno. O Vasco tem 100% de aproveitamento em oito jogos e poderá ser campeão - ou vice - invicto. Já o Fluminense terá a chance de levantar a taça justamente diante da equipe que o ajudou na fase de grupos, ao ganhar do Boavista na última rodada.

Marcelo de Lima Henrique apitará o clássico e será auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo transmite a partida ao vivo para o estados do RJ, ES, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere FC exibe a final ao vivo para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Cristóvão Borges mais uma vez preferiu não confirmar qual será a escalação. No entanto, a vitória sobre o Flamengo na semifinal aponta para a repetição do time. Com isso, Felipe deve ser mantido entre os reservas, com Juninho Pernambucano atuando como titular. O Vasco deverá ter a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Wiliam Barbio e Alecsandro.

Fluminense: o time deve ter apenas uma mudança em relação à equipe que derrotou o Botafogo nos pênaltis na semifinal. Após sofrer uma pancada no pé direito, o volante Edinho está fora da partida. Deve ser substituído por Valencia ou Jean. A equipe irá a campo com a seguinte formação: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Valencia (Jean), Diguinho, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o atacante Eder Luis recupera a forma após sofrer uma cirurgia no pé esquerdo. O meio-campo Allan ainda sente os efeitos de um estiramento muscular, e o volante Romulo, que tem um edema ósseo no pé direito, não tem previsão de retorno.

Fluminense: o volante Edinho, sentindo dores no pé direito, e o atacante Araújo, com dores na coxa esquerda, estão fora da partida.

FIQUE DE OLHO

Vasco: Wiliam Barbio começou a se destacar na temporada por sua atuação na vitória do Vasco sobre o Fluminense na primeira fase da Taça Guanabara. Neste domingo, o atacante de 19 anos deve ser titular e novamente uma importante arma ofensiva.

Fluminense: acostumado a marcar gols em clássicos, o apoiador Thiago Neves vem recuperando a sua forma física a cada partida e já é um destaques do Fluminense no Campeonato Carioca.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Lógico que, apesar da vitória, temos algumas coisas a corrigir em relação ao último jogo. Os detalhes fazem a diferença. Ainda mais numa partida em que o equilíbrio será total”

Abel Braga, técnico do Fluminense: “Não vemos a hora de encerrar esse jejum (em clássicos) e estivemos muito perto da vitória no último jogo, mas o Vasco não perdoa. Eles tiveram três chances contra o Flamengo e fizeram dois gols. Contra nós foi a mesma história. O aproveitamento é muito bom"

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Empate tem sido o resultado mais comum no retrospecto recente deste clássico - foram 13 nos últimos 20 jogos.

* Em 1994, Vasco e Fluminense decidiram a Taça Guanabara pela última vez em um confronto direto. No dia 3 de abril, o time cruz-maltino goleou por 4 a 1, no Maracanã com gols de Pimentel, Valdir (dois) e Yan. Ézio marcou para o Tricolor.

* O Vasco tem a oportunidade de repetir o feito do Botafogo, que em 1997 conquistou a Taça Guanabara ganhando todos os jogos.

ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Fluminense se enfrentaram pela última vez há apenas 14 dias. Pela sexta rodada da Taça Guanabara, o time da Colina, que estava envolvido em problemas com salários atrasados e havia sido derrotado na estreia na Libertadores, deu a volta por cima e bateu o Tricolor de virada, por 2 a 1. O resultado garantiu o time antecipadamente na semifinal do turno e complicou a situação do rival. Alecsandro marcou os dois gols cruz-maltinos. Thiago Neves fez o do Flu.



Fonte: GloboEsporte.com