Remo: Camila Carvalho pede mais apoio do Vasco ao esporte

Sexta-feira, 17/02/2012 - 07:48

Se tem um esporte que merece todo cuidado no Vasco, além do futebol, esse é o Remo. Foi por meio dele que o cruzmaltino chegou pela primeira vez ao topo e se tornou referência no Brasil. Apesar disso, nos últimos anos (a partir de 2009) o esporte fundador do clube se enfraqueceu e muitos atletas acabaram trocando o cruzmaltino por clubes rivais, como o Flamengo.

A saída de nomes importantes, como o de Fabiana Beltrame, que conquistou um título Mundial em 2011, fez com que o Vasco perdesse a hegemonia no esporte e passasse a ter resultados ruins, como em 2010, considerado por muitos um dos piores anos do clube no esporte.

Em meio a crise que o Remo do Vasco passa atualmente, alguns atletas ainda conseguem se destacar e representar o cruzmaltino na Seleção Brasileira. Dentre esses, vale citar o nome de Camila Carvalho, que fez parte da equipe brasileira nos últimos Jogos Pan-Americanos e na última Olimpíada.

Remadora desde os 19 anos, Camila, que é formada em Ciência Politica e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, entrou no esporte após uma lesão, que a impossibilitou de continuar a jogar Basquete.

É com essa batalhadora, que recentemente superou uma nova lesão, que o SuperVasco.com conversou para saber a real situação do Remo vascaíno. No bate-papo, que você pode conferir abaixo, a atleta de 31 anos relembrou o início de sua trajetória, revelou quais são seus planos para o futuro e pediu para que o clube preste mais atenção no esporte que o fundou.

Confira a entrevista exclusiva com Camila Carvalho:

Você começou a praticar Remo após sofrer uma lesão no joelho jogando basquete, esporte no qual você praticava. Foi díficil para você abandonar o Basquete? Por qual motivo você escolheu o Remo?

"Não foi difícil. Apesar de fazer parte da equipe de Brasília na época, depois das lesões eu fiquei bem traumatizada e até hoje nunca mais entrei em uma quadra de basquete. Além disso eu me apaixonei pelo remo desde a primeira aula".

Logo em sua primeira competição no novo esporte, você foi bem e derrotou uma das favoritas sob olhares da Confederação Brasileira. Essa vitória te deu mais confiança para continuar no esporte?

"Sim, percebi que mesmo nova eu tinha capacidade de alcançar grandes vitórias. Fora que uma competição de remo é maravilhosa. Muita adrenalina. E quando se ganha então, é perfeito, é uma sensação muito boa".

Um pouco mais para frente você teve que escolher se continuaria cursando a Faculdade de Ciências Políticas ou iria se dedicar exclusivamente ao Remo. Conta um pouco sobre essa história.

"Eu não fiz a opção pelo esporte. Eu me formei em Ciência Politica e em Relações Internacionais na Universidade de Brasília. Só comecei a me dedicar totalmente ao Remo após concluir minhas graduações e mesmo em treinamento já no Rio eu sempre cursei especializações e pós graduações relacionadas a minha área".

Onde surge o Vasco nessa trajetória? Quem te trouxe para o Vasco? Quais títulos você já conquistou? Conta um pouco sobre essa história.

"Durante uma competição no Rio de Janeiro (em 2003) o Lavadeira (um dos treinadores do Vasco), que na época era treinador da Seleção, me apresentou ao Marcelo Neves e me encorajou a vir treinar no Vasco. Terminei meus estudos e me mudei no início de 2004. A princípio vim para uma experiência de 1 ano, caso não "desse certo" eu voltaria para casa e para minha vida acadêmica. Porém conquistei a medalha de ouro nas minhas provas do Campeonato Estadual e no Campeonato Brasileiro, além de ter melhorado meu desempenho técnico. Me vi completamente apaixonada e motivada a continuar e aqui estou até hoje".

No final de 2010 você vivia uma grande fase, mas sofreu uma lesão e ficou afastada do esporte por algum tempo. A lesão te atrapalhou? Acha que vive hoje uma fase melhor do que naquele período?

"Me atrapalhou muito. Perdi todas as minhas provas do ano passado e não tive uma boa colocação nos Jogos Panamericanos. Ainda hoje estou sofrendo as consequências da lesão. A cirurgia foi um sucesso e a recuperação também muito boa. Mas o remo é um esporte de altíssimo desempenho e ainda não consegui voltar a minha melhor forma. Já voltei aos treinamentos a sete meses, porém recentemente perdi a disputa pela vaga no barco que irá ao Pré Olímpico. Com toda a certeza eu não perderia essa disputa se estivesse na minha melhor forma".

Quais são seus planos para 2012?

"Estarei focada agora na Seletiva Nacional, que ocorrerá dias 3 e 4 de março. Além disso, me concentrarei em defender o Clube nas Regatas do Campeonato Estadual, que inicia agora em março e no Campeonato Brasileiro, que acontecerá no final do ano."

O Vasco hoje é um clube conhecido internacionalmente por conta do Futebol, mas foi o Remo o primeiro esporte a ser praticado no clube. Como você se sente podendo remar por um clube de tamanha tradição no esporte?

"O Remo é o esporte que deu origem ao clube e tem uma tradição gigantesca. Eu adoro ouvir as histórias de antigamente de alguns senhores ex-atletas que aparecem no clube às vezes, além de saber que tantos atletas maravilhosos já remaram no mesmo lugar que remo hoje. Hoje, porém, o clube não tem investido em nosso esporte e estamos perdendo cada dia mais nossa reputação de Campeão do Mar".

Como você avalia o atual momento do Remo do Vasco?

"Como já disse o esporte não tem tido muito apoio e estamos vivendo um período muito duro, desde a falta de materias e infra-estrutura até o pior, que é o atraso dos salários e dos compromissos financeiros".

O que representa o Remo para a sua vida?

"O Remo é uma filosofia de vida. Disciplina, determinação, respeito ao próximo são algumas das várias qualidades que se conquista em uma vida dedicada ao esporte. Aqui tenho minha segunda família".

Que mensagem você deixaria para o nosso leitor?

"O Remo é o esporte fundador do Vasco. Peço para que todos os sócios busquem conhecer esse esporte maravilhoso, deem mais atenção e conheçam seus atletas que defendem e amam muito o clube. Precisamos lutar para que não sejamos deixados de lado para garantir que o Vasco seja para sempre o campeão da terra e do mar".

Fonte: Supervasco