Vasco resgata auto-estima na Libertadores, um ano depois de viver caos

Terça-feira, 07/02/2012 - 07:21

O início de 2011 no Vasco foi dos mais animadores para a torcida cruzmaltina. Com derrota nos quatro primeiros jogos da temporada, o clube teve de passar por uma reestruturação logo nos primeiros meses do ano. Ficou uma incógnita sobre o futuro vascaíno com a chegada da comissão técnica liderada por Ricardo Gomes. No entanto, pouco mais de um ano depois deste episódio, ficou mais que provado que esta mudança radical fez bem à Colina Histórica. Na véspera de estrear pela Copa Libertadores, os males de São Januário vieram para o bem do clube.

Naquele mesmo semestre, o Vasco foi campeão da Copa do Brasil, o que assegurou a vaga na Libertadores de 2012. Ainda assim, o clube foi longe na Copa Sul-Americana, chegando à semifinal, e disputou até a última rodada o título brasileiro, perdendo para o Corinthians no último lance. Nem mesmo o problema médico do técnico Ricardo Gomes, em agosto, e a saída do diretor-executivo de futebol, Rodrigo Caetano, em dezembro, tumultou o ambiente no futebol.

O elenco foi mantido nesta temporada, assim como a comissão técnica que, mesmo ainda sem o retorno de Ricardo Gomes, tem a batuta do competente Cristovão Borges, então auxiliar do treinador cruzmaltino. O início de 2012 mostra mais uma vez que o ambiente segue extremamente positivo. Mesmo com os salários atrasados, os jogadores mostram respeito pelo clube e pela torcida dentro de campo, vencendo os quatro primeiros jogos da temporada, pelo Campeonato Carioca. Dos grandes, é o único time com 100% de aproveitamento na competição.

O problema nos ordenados, inclusive, é algo que os jogadores tiveram de conviver no ano passado também. Neste ano, a "solução" dada pelos jogadores foi de não concentrar para as partidas do Vasco. Nem isso fez cair o rendimento dos jogadores, que já marcaram dez gols nestes quatro primeiros jogos.

Além disso, as contratações que chegaram para esta temporada se adaptaram rapidamente ao clube. Thiago Feltri, que veio para ser uma das opções do elenco, assumiu a lateral esquerda e vem recebendo elogios da torcida. O zagueiro Rodolfo se transformou na nova dupla de zaga de Dedé e, ao lado do companheiro, tem mostrado bom serviço. Ainda fica a expectativa da estreia do atacante equatoriano Carlos Tenório, que deve ficar no banco de reservas nesta quarta-feira.

O Vasco retorna a Copa Libertadores após 11 anos longe do torneio internacional. Por conta do ambiente positivo dentro e fora de campo, a expectativa é de que o clube tenha um bom desempenho competição. Agora, a torcida vascaína faz a contagem regressiva para a estreia contra o Nacional-URU, nesta quarta-feira, às 22h, em São Januário.

Fonte: UOL