Cristóvão Borges comenta estreia no Estadual e busca por reforços

Terça-feira, 24/01/2012 - 23:01

O técnico vascaíno Cristóvão Borges participou na noite desta terça-feira (24/01) do programa semanal 'Só dá Vasco'. Nela, o atual comandante do 'Trem-Bala' analisou a pré-temporada realizada em Atibaia-SP, a estreia no Campeonato Carioca 2012, falou sobre a possibilidade do aproveitamento de atletas da base e sobre as novas contratações.

Confira na íntegra a transcrição da entrevista:

Preparação em Atibaia-SP

"Foi um período muito bom, um período importante. É lógico que todo mundo sabe do pouco tempo que a gente tem de preparação para iniciar a temporada, mas nesse pouco tempo a gente aproveitou bem, pois tivemos todas as condições e o local que o Vasco disponibilizou é maravilhoso. Trabalhamos e tiramos bastante proveito do tempo que a gente teve. Por conta disso a gente pôde apresentar nessa primeira rodada um futebol competitivo, ter um bom desempenho. É lógico que não jogamos na nossa melhor forma, mas podemos competir de uma forma satisfatória".

Estreia no Estadual

"Em alguns aspectos foi uma estreia além das expectativas, porque nós nos preparamos para um jogo de grande dificuldade, sabíamos que ia ser díficil e estávamos trabalhando num outro clima, um clima frio que era em Atibaia e estreamos naquele calor. Nós conversamos muito com os jogadores sobre a maneira de jogar, da gente se aproveitar bem do jogo, jogar com posse de bola e aproveitar para ter o controle da partida. A gente foi muito bem no primeiro tempo. No segundo tempo tivemos algumas dificuldades e a gente se desgastou um pouco mais. Mas o primeiro tempo foi muito bom, eu gostei muito. No segundo tempo foi por conta das circustâncias, já que tivemos a expulsão do Jonathan e isso sobrecarregou um pouco. Por isso que digo que foi além das expectativas".

Formação do primeiro jogo, Jonathan e Leandro Chaparro

"Para esse jogo eu tive que colocar uma formação para colocar todo mundo em boas condições de jogo. É começo de temporada, ninguém está no melhor da forma e a gente colocou em campo uma equipe bem equilibrada, bem postada. Então o Juninho conseguiu jogar, o Diego Souza, que também não está no melhor da forma, e com tudo isso tínhamos que montar uma maneira que eles pudessem se sentir a vontade para jogar. Todo mundo vai ter oportunidade. Eu não vi o Jonathan na época do PC Gusmão, mas ele já está com a gente a bastante tempo e assim como outros jogadores que estão no plantel desde o ano passado a gente dificuldades de colocar todo mundo para jogar. Mas quando teve alguma oportunidade eu pude colocá-lo para jogar. Esse jogo eu fiquei muito feliz por poder ter dado oportunidade ao Leandro Chaparro, que está conosco desde o ano passado e ainda não tinha começado um jogo. Então foi muito para ele e para que todos pudessem ver ele jogar. Da mesma forma o Jonathan, que jogou na Bolívia pela Copa Sul-Americano e nesse jogo ele já teve oportunidade. Agora vai levar um tempo para ele participar de um jogo, porque ele foi expulso e isso atrapalha bastante. O plantel é muito qualificado e quando se tem uma oportunidade a gente tem que aproveitar a oportunidade. É assim que a gente faz, estimulando sempre uma competição sadia, que faz com que a todo mundo cresça, que a equipe cresça. Quem tem oportunidade tem que aproveitar, pois a concorrência é muito grande."

A utilização de atletas da base na equipe profissional

"O grande problema nosso é o calendário, porque o Vasco vai jogar várias competições ao mesmo tempo. Jogamos o primeiro jogo, estamos tendo só essa semana cheia para trabalhar, pois a partir da próxima semana a gente começa a jogar quarta e domingo. Em relação a jogadores das categorias de base, que são bons jogadores, mas são muito jovens. A gente tem o cuidado de dar a oportunidade para que ele possa sem peso e possa desempenhar da melhor maneira possível o seu futebol. Não queremos que eles subam para ser os jogadores que vão solucionar os nossos problemas. Eles têm que jogar sem esse peso, porque eles se sintam a vontade e confintes jogando como se estivessem jogando com os companheiros de júnior. Como o ambiente do Vasco é favorável, eles ficam a vontade. Agora existe uma outra responsabilidade muito grande nessas competições, pois depois da temporada do ano passado a gente despertou uma expectativa muito grande em torno de todo torcedor vascaíno. Todo mundo está esperando que a gente vá bem e nós desejamos, vamos trabalhar, para fazer o melhor. Esse melhor é a Libertadores. A gente tem que evoluir bastante e com isso a gente carrega muitos desses jogadores de júnior, que são jogadores talentosissímos e que a gente tem o cuidado na hora de colocá-los. Queremos dar oportunidade para que ele possa jogar com bastante tranquilidade, porque o Vasco tem grandes jogadores e futuramente a torcida vai ver grandes revelações".

Saída do Jumar e a necessidade de um lateral-esquerdo

"A perda do Jumar é uma perda muito grande por causa da versatilidade dele e por ele ter ido muito bem na temporada passada. O Jumar me facilitou muito taticamente para que eu pudesse jogar de várias formas, com várias formações diferente e criar algumas maneiras de até surpreender os adversários. Nesse momento, como nós também temos outros jogadores na função de volante, a gente tem mais necessidade na função de lateral-esquerdo. Nós desejamos contratar mais um volante e mais um lateral-esquerdo, mas no momento a prioridade é de um lateral-esquerdo".

Características do novo lateral-esquerdo

"Procuramos um jogador que tenha uma característica diferente do Feltri, que seja mais forte defensivamente. Esse é o nosso desejo, mas às vezes a gente não consegue trazer um jogador que preencha todas essas características, mas que tem qualidade para pode jogar e é isso que a gente vai procurar."

Juan

"O Juan é um bom jogador, mas ele também tem as características parecidas com a do Thiago. Seria um jogador com as mesmas características e na verdade a gente está buscando justamente o contrário. Queremos ter mais de um jogador e cada um com uma característica, um diferente do outro. Vamos ver se a gente consegue isso, a gente está trabalhando para conseguir isso. Vamos ver se a gente vai conseguir, porque está todo mundo procurando no mercado e às vezes é muito díficil. Quuando a gente encontra eles estão além das nossas possibilidades. Mas estamos trabalhando, conversamos diariamente sobre isso e ja já a gente encontra um jogador."

Richarlyson

"O Richarlyson é versátil. Ele joga, ele consegue jogar de duas formas: defensivamente e ofensivamente. Ele é um grande jogador e a gente já soube que havia a possibilidade dele ser negociado, mas depois ele esteve para ir para o o Palmeiras e não sei se já foi considerado alguma coisa. Depois disso ele não foi mais colocado aqui. É um grande jogador, a gente já acompanha algum tempo e já jogamos contra ele algumas vezes".

Necessidade de mais um atacante

"Para início de temporada é satisfatório. Nós estamos sofrendo um pouco pelo de termos alguns jogadores que eram titulares na temporada passada que não puderam participar do último jogo e ainda ficarão fora de mais algumas rodadas. Então a gente ainda não pode ainda montar o time completo, o time desejado. Tem o Romulo, que está fazendo um trabalho de recuperação, o Eder Luis e o Eduardo Costa, que sentiu. Tudo isso nos impede de montar a equipe e ver as necessidades. Mas com certeza mais para frente é provável que a gente precise de mais um atacante, até porque nós vamos jogar mais de uma competição e são competições muito fortes".

Fonte: Supervasco