Gaúcho comenta estreia do Vasco no Estadual e expulsão de Jonathan

Segunda-feira, 23/01/2012 - 15:05

Em entrevista à Super Rádio Brasil, Gaúcho comenta a primera vitória do Vasco na temporada e lamenta expulsão de Jonahtan:

Quanto você acha que o Vasco ainda pode evoluir pra sequência da temporada?

“Ah, acho que muito, acho que a parte principal agora é o conjunto, a gente sabe que deu uma mexida, vão entrar outros jogadores também, é um time que tá o tempo todo se reforçando em relação às competições que tem pela frente. Eu acho que o Vasco tem ai um elenco forte, que pode tranquilamente realizar um grande ano. A tendência é que esse quadro continue evoluindo, a gente sabe muito bem que é jogo quarta, domingo, felizmente nós vamos ter essa semana pra trabalhar ainda, mas daqui pra frente vamos jogar direto quarta e domingo ou quarta e sábado em várias competições, mas o que eu vi e acredito que o Cristóvão também viu, foi uma coisa muito boa, como a primeira partida, o primeiro jogo do ano.”

Pelo que você percebeu dentro do vestiário no fim do jogo, como os jogadores estavam? O que você acha, pelos jogadores, que o Vasco poderia ter apresentado de melhor?

“Eu acho que o Vasco realizou um jogo difícil, o primeiro jogo de uma temporada é complicado em vários aspectos, envolve várias coisas, mas esse grupo vem junto já a um bom tempo e sabe o que quer, eu acho que os jogadores foram muito importantes na parte coletiva, eu acho que o Vasco realizou um grande jogo coletivo, que era o mais importante e é o mais importante nesses quatro primeiros jogos, se você não jogar coletivamente você vai sofrer dentro do campo, um precisa do outro e nisso ai o Vasco foi perfeito. Eu acho que o Vasco jogou uma grande partida, se postou muito bem dentro do campo, se colocou muito bem dentro do campo, teve momentos de dificuldade com a expulsão do Jonathan, que foi expulso faltando 15, 16 minutos para o fim do jogo, mas teve uma postura muito grande, coletiva, eu acho que o Vasco realizou um jogo tranquilo em todos os aspectos.”

Você acha que o comportamento da equipe, principalmente no segundo tempo quando talvez tenha dado uma diminuída no ritmo, ele foi exemplar perto daquilo que o Vasco vai precisar apresentar dia 8 contra o Nacional, ou seja, independentemente do futebol jogado, o resultado conquistado é o mais importante? Você acha que o estadual e essa primeira partida serviram pra isso?

“Eu penso da seguinte forma: eu acho que o último jogo jogado ficou, o próximo jogo é o pior jogo, eu trabalho com isso ai e lido com isso há muitos anos como atleta e como técnico, eu acho que o Vasco vai ter desafios fortes durante toda temporada, mas o Vasco tem um grupo que sabe conviver muito bem com isso, então eu sempre contei nos dedos os jogadores no campo. O que é jogadores no campo: jogadores participando na parte coletiva. Se você tem um time que entra com 8 ou 9 jogadores participando ativamente do jogo, você é um sério candidato a ganhar o jogo, quando você entra com 5 ou 6 que não estão participando do jogo, você é um sério candidato a perder o jogo, então o futebol hoje tá muito em cima disso. É participação, é entrega, e esse grupo do Vasco é um grupo forte nisso e o Vasco tem tudo pra realizar um grande ano.”

Pelo que você vem conversando com o Cristóvão, que posições o Vasco ainda precisa de reforços?

“Na verdade eu acho que o Vasco tem já um time bem definido, eu acho que todas as peças que se encontram em São Januário hoje, que estão trabalhando conosco, tem condições de realizar uma excelente temporada, eu acho que o Vasco tem jogadores na base também que vão ser mais usados esse ano, que não tiveram um ano tão bom ano passado por causa de problemas de contusões, eu acho que o Vasco tem como revelar novos nomes, eu acho que o Vasco tem como fazer um trabalho muito forte porque já tem uma base muito boa, tem jogadores experientes, como o caso de Felipe, Juninho, Eduardo, Renato, vários jogadores, Alecsandro, Diego Souza. O Vasco tem uma estrutura muito forte e em cima dessa estrutura você pode realizar um trabalho de formação de uma equipe mais jovem. Aos poucos você vai colocando alguns atletas, com toda a experiência desses jogadores: Fernando, o goleiro. O Vasco tem um grupo muito forte. Esse grupo, em cima disso aí, dá pra você uma certa confiança e uma tranquilidade pra você organizar o seu trabalho."

Gaúcho fala se houve alguma conversa com Jonathan após a expulsão do atacante ontem, na partida contra o Americano.

"Isso é uma coisa que dói muito na gente, principalmente eu que trouxe o Jonathan pro Vasco, né? Jonathan é um jogador que foi avaliado por mim na base, né? Eu conheço bem o Jonathan. Isso existe muitas coisas. Isso é uma coisa individual. É uma coisa que o jogador reagiu no extinto dele, mas claro, prejudicou muito ao Vasco. O Vasco passou a sofrer no jogo após a saída dele. E nós, claro, devemos ter uma conversa com ele em todos os sentidos pra saber a gravidade disso aí. Porque você não pode entrar no jogo e se trocar, né? Se trocar que eu quero dizer, é se trocar com ofensas ou com qualquer tipo de agrassão ou contra qualquer adversário. Eu acho o seguinte: o jogador que veste a camisa do Vasco, o jogador que é uma grande promessa do Vasco, o jogador que tem talento e isso aí eu sei que tem porque eu conheço o jogador, é um jogador que tem que se colocar dentro de campo acima de tudo isso. E ele ja sabe muito bem a maneira que ele vai ser cobrado. Foi uma coisa que foi de momento da cabeça do garoto, mas ele já está consciente da besteira que fez e daqui pra frente, não vai acontecer mais."

Fonte: Supervasco