Tamanho da letra:
|

Rodrigo Poletto promete Vasco 'voando' na estreia da Libertadores


Quinta-feira, 05/01/2012 - 04:33

Rodrigo Poletto garante Vasco voando na estreia da Libertadores

O Vasco inicia nesta quinta-feira (05/01), ainda no Rio de Janeiro, a sua pré-temporada de 2012. Essa, que a partir de sábado (07/01) será realizada na cidade de Atibaia, em São Paulo, será comandada pelo prepardor físico Rodrigo Poletto.

Para dar alguns detalhes da mesma, o profissional concedeu entrevista na noite desta quarta-feira (03/01) ao repórter Thiago Veras, da Rádio Manchete. Nela, Poletto garantiu que o grupo do Vasco estará 'voando' no dia de sua estréia na Taça Libertadores da América.

Confira na íntegra a transcrição de trechos da entrevista:

Como o Vasco vai se preparar para a maratona de jogos que terá em 2012?

“A gente tem um trabalho muito importante a fazer aqui no Vasco. A gente sabe da importância dele, pois vamos ter uma maratona de jogos nesse ano. A gente vai procurar fazer um trabalho bem equilibrado em todos os setores do clube, na fisiologia, na fisioterapia, para a gente poder repetir o trabalho que deu certo e fez bastante sucesso em 2011. Vamos procurar realizar uma pré-temporada boa, fazer uma preparação forte, para que os atletas consigam ficar com um nível muito bom de preparação e suportar a maratona de jogos. Os trabalhos que vamos fazer durante a competição também ajudarão e muito, mas é sempre bom fazer uma boa pré-temporada. Começamos na quinta-feira (05/01) com os testes físicos e a partir disso a gente elabora o restante da pré-temporada de acordo com o resultado desses testes”

Qual a importância da pré-temporada?

“A pré-temporada é de suma importância, pois os atletas voltam após um mês de férias, após um período de descanso. Eles necessitavam de descanso na parte muscular, mas a gente deixou com eles algumas recomendações. Foram exercícios leves nesse período de férias, para que os atletas chegassem já não tão mal e a gente pudessem começar bem a pré-temporada. A gente sabe da importância de se fazer uma boa pré-temporada, pois é com uma boa preparação que o grupo conseguirá suportar essa carga de jogos e já entre no dia 8 de fevereiro, na estréia da Libertadores, num ritmo muito bom. Temos jogos do Carioca antes e vamos dar um certo ritmo, vão ser quatro jogos do Carioca antes da Libertadores. Então ela é importante para que a gente consiga fazer com que os atletas entrem na Libertadores com um ritmo muito bom. Espero que nessa pré-temporada a gente faça os nossos treinamentos bem equilibrados, contando muito com o empenho dos atletas, que a gente sempre teve”

Poletto garante que Felipe e Juninho receberão atenção especial

Em outro trecho de sua entrevista para o repórter Thiago Veras, da Rádio Manchete, o preparador físico do Vasco, Rodrigo Poletto garantiu que Felipe e Juninho, os experientes da Colina, receberão um cuidado especial da comissão técnica do cruzmaltino durante a pré-temporada e ao longo de todo ano:

- São dois atletas que sempre receberam um cuidado especial da gente e vão continuar a receber. Até porque eles têm uma idade mais avançada do que os demais e a gente tem que ter um cuidado maior com esses atletas. São jogadores que a gente sabe que vai ter que revezar eles durante o campeonato e eles sabem disso. Eles não vou suportar uma maratona de jogos como os atletas mais jovens muitas vezes tem que agüentar, mesmo sendo atletas que se cuidam muito, que são muito profissionais. A gente que em cima da individualidade de cada um, da idade de cada um, a gente tem que respeitar a carga de trabalho e o tempo que cada um pode atuar nos jogos. Para isso a gente conta a compreensão dele e com o feedback que eles nos dão, que é importante também. A gente conseguiu levar os dois jogando praticamente o ano todo e com muito sucesso porque eles são atletas profissionais , que tem um entendimento muito bom, uma troca de idéias muito boa, a gente conversa ao longo do campeonato , e isso tem feito com que a gente segure os dois atletas praticamente sem lesões, participando de todos os jogos - disse o profissional.

Poletto conta que pré-temporada dirá se Vasco irá poupar atletas

O Vasco inicou nesta quinta-feira (05/01) oficialmente o ano mais importante da história recente do clube. De volta a Libertadores após onze anos, o cruzmaltino sabe que precisa se preparar bem para a maratona de jogos da temporada.

Para isso, o Gigante da Colina escolheu a tranquila cidade de Atibaia, localizada em São Paulo, para realizar a sua pré-temporada. Será nela onde os membros da comissão técnica saberão a real situação de cada jogador do elenco vascaíno e se será preciso poupar algum deles durante os primeiros jogos do Campeonato Carioca.

Em entrevista ao repórter Thiago Veras, da Rádio Manchete, na última quarta-feira (04/01), o preparador físico do clube, Rodrigo Poletto, falou sobre a possibilidade de alguns ficarem de fora das partidas desse início de temporada:

- Isso tem que ser analisado caso a caso. Tem que conversar muito com o técnico também, como a gente faz sempre com toda comissão técnica. Tem que analisar caso a caso. Tem jogadores que necessitam de um ritmo maior de jogo, tem outros que a gente tem que colocar para jogar, mas tem que cuidar para não ter um desgaste no início da temporada. A gente sabe que o jogador precisa estar bem condicionado para que não sofra lesões e por isso acho que cada caso é um caso. O que devemos fazer é continuar com o acompanhamento que a gente já teve durante todo o ano depois dos treinamentos, antes dos jogos, depois dos jogos, sempre com uma avaliação de checada, da fisiologia. Só dessa forma poderemos saber como está sendo a resposta do atleta jogo a jogo, a recuperação do atleta pós-jogo, pós-treino. Para tudo isso a gente tem uma comissão muito boa, muito participativa em todos os setores e isso nos ajuda bastante. É através de tudo isso que saberemos qual o atleta precisa jogar e qual atleta a gente precisa dar um descanso maior, um treinamento separado. Foi isso que a gente fez todo esse ano e teve muito sucesso - afirmou o profisional.

Fonte: Supervasco

Fonte: Supervasco