Tamanho da letra:
|

Confira raio-X do Alianza-PER, adversário do Vasco na Libertadores


Domingo, 01/01/2012 - 17:10

Segundo adversário do Vasco na Taça Libertadores de 2012, o Alianza Lima é o clube mais popular do Peru e o primeiro colocado no ranking nacional. Neste ano, o time caiu na Pré-Libertadores diante do Jaguares, do México, mas conseguiu a classificação para a próxima edição com o vice-campeonato peruano. Na decisão, após empate sem gols, o Alianza foi derrotado nos pênaltis pelo Juan Aurich, que ficou com o título e a vaga no Grupo 1, o mesmo do Santos. A melhor campanha recente foi em 2010, quando perdeu para o Universidad de Chile nas oitavas de final.

Em 2011, o Alianza teve o estádio Alejandro Villaneuva como principal trunfo em sua campanha no campeonato local, sendo o time que mais arrecadou com bilheterias: cerca de R$ 3 milhões (4,5 milhões de novos soles). Mais de 232 mil torcedores assistiram aos jogos da equipe, campeã nacional pela última vez em 2006, nesta temporada.

Segundo o jornalista Martín Fernandez, da Rádio RPP, o Alianza representa bem o futebol peruano, com um futebol alegre e bem jogado. O time terminou a temporada atuando no 4-5-1, devido à ausência do atacante José Carlos Fernandez, conhecido como Zlatan, que estava machucado. Com o retorno deste e a chegada de reforços, este esquema deve mudar em 2012.

- Nos últimos jogos, o então técnico Miguel Angel Arrue usou uma linha de quatro defensores, dois volantes mistos, como Jayo e o paraguaio Edgard González, e dois meias ofensivos pelos lados: Bazán pela esquerda, e Montaño, pela direita, com Hurtado um pouco mais adiantado e o paraguaio Ovelar como único homem de frente - explicou Fernandez.

Já na próxima temporada, o time - que tem 22 títulos peruanos e 110 anos de fundação - será comandado por José Soto, ex-jogador com história na seleção peruana e que já foi capitão do próprio Alianza. A ideia da diretoria é montar um elenco com jogadores jovens. Assim, a saída de atletas como Juan Jayo, Henry Quinteros, Leandro Fleitas e George Forsyth é iminente, segundo o site local “El Bocón”. Paolo Hurtado também pode trocar o Alianza pelo Universidad de Chile, e o atacante Ovelar tem propostas para atuar nos Estados Unidos.

- A ideia é ter uma média de jogadores entre 22 e 23 anos, contando também com gente experiente, embora saibamos que há jogadores que já cumpriram o ciclo no clube. Pouco a pouco a equipe vai se formando - disse o presidente Guillermo Alarcón ao site oficial do clube.

Alguns reforços já foram confirmados, como os zagueiros Kiko Albarracin e Ibañez, o volante Aubert e o meia Junior Ponce. O lateral-direito Giancarlo Carmona, que é da seleção peruana e estava no San Lorenzo, da Argentina, é mais um que está bem perto de acertar com o time para a disputa da Libertadores. O colombiano Jairo Castillo e o argentino Ricardo Noir também estão na mira do Alianza.

- Jairo Castillo é um bom jogador, mas muito problemático. Ele estava no América de Cáli, rebaixado nesta semana e, inclusive, perdeu o pênalti decisivo. Já o Ricardo Noir apareceu bem no Boca, mas não segurou a onda, foi emprestado e não rendeu no Newell’s Old Boys. Ele está meio sem futuro. O Alianza fez proposta. Os atacantes seriam para compensar a saída do paraguaio Ovelar, goleador e forte, que tem boas chances de jogar a Major League Soccer, dos Estados Unidos - observou o colunista do blog “La Pelota”, Cauê Dias.

Dos jogadores que já estão no time e devem continuar em 2012, o meia colombiano Jhonnier Montaño é a principal aposta. Canhoto e habilidoso, ele é o destaque do time. No gol, o Alianza possui dois jogadores que já estiveram na seleção peruana: Salomón Libman e Goeorge Forsyth. Os dois alternaram a titularidade durante a temporada, e é provável que um deixe o elenco, já que o colombiano Jorge Rivera foi contratado.

Tragédia de 1987 marca o clube

Tradicionalmente ligado ao povo negro, o Alianza ficou marcado pela tragédia ocorrida no dia 8 de dezembro de 1987, quando 43 pessoas morreram em um acidente de avião, entre elas, todos os jogadores e membros da comissão técnica do clube. Para muitos, ali se foi uma geração de bons jogadores dos anos 80. O único sobrevivente do voo foi o piloto.

Grupo 5

No Grupo 5, o Vasco estreia contra o Nacional-URU, cabeça de chave. Além do Alianza Lima, o terceiro adversário sai do confronto entre El Nacional, do Equador, e Libertad, do Paraguai, na Pré-Libertadores.

Confira as datas dos jogos da primeira fase:

08/02 - Vasco x Nacional (URU)
06/03 - Vasco x Alianza (PER)
14/03 - El Nacional (EQU) ou Libertad (PAR) x Vasco
21/03 - Vasco x El Nacional (EQU) ou Libertad (PAR)
03/04 - Alianza (PER) x Vasco
12/04 - Nacional (URU) x Vasco

Fonte: GloboEsporte.com