Tamanho da letra:
|

Casaca divulga nota: 'O decréscimo institucional do Vasco tem que parar'


Domingo, 01/01/2012 - 19:02

O Decréscimo Institucional do Vasco TEM QUE PARAR!

Parte da matéria de um blog, assinado pelo jornalista Ricardo Perrone, exposto no site UOL deflagra uma triste situação dos clubes brasileiros, na qual o Vasco está inserido, por opção.

“A Globo mudou sua política de antecipação de cotas do contrato do Brasileirão. A alteração deixou alguns dos principais clubes brasileiros com menos fôlego financeiro ainda. Os dirigentes foram avisados de que a emissora estipulou um teto de R$ 100 milhões por ano em antecipações. E que essa cota referente a 2012 já foi atingida.

O que interessa é o valor da soma dos pedidos. Assim, mesmo que um clube não tenha feito antecipações, sua solicitação será negada, pois a grana disponível já foi usada. Além disso, avanços no contrato de 2013 não estão autorizados.

Antes, os times usavam o Clube dos 13 para conseguir empréstimos bancários. Davam como garantia as cotas de TV. O banco antecipava os valores das parcelas e o C13 repassava diretamente a eles o dinheiro. Com a entidade fora do acordo com a emissora, a Globo colocou no contrato que o pagamento tem que ser feito diretamente aos clubes, a menos que ela autorize por escrito. O problema é que a autorização esbarra no teto de R$ 100 milhões, que não está determinado no contrato. É uma ordem da cúpula da emissora.

O novo procedimento é um dos obstáculos que os cartolas enfrentaram para pagar em dia o décimo terceiros salário dos jogadores. A contratação de reforços também foi prejudicada.”

Inicialmente vale relembrar falas (ou aulas) do atual presidente do Conselho de Beneméritos Eurico Miranda, veiculadas através dos meios de comunicação do Casaca!, no decorrer dos últimos três anos e meio:

– O Clube dos Treze é fundamental no processo e negociar junto à Rede Globo através dele é uma garantia dos clubes de um negócio melhor feito em nome deles.

- Os clubes unidos numa mesma entidade são mais fortes do que independentes.

- A Globo, se não tiver quem negocie com ela de forma dura, toma conta do futebol brasileiro e passa a nortear a vida financeira dos clubes.

Vamos ao histórico:

Até junho de 2008 Eurico Miranda era o vice-presidente do Clube dos Treze, o Vasco recebia o maior valor quanto às cotas de TV (receita principal dos clubes) junto a Flamengo, Corínthians, São Paulo e Palmeiras.

http://www.casaca.com.br/home/2011/03/28/por-que-eurico-miranda-incomodava-tanto/

Em julho de 2008, Marcio Braga, na ocasião, presidente do Flamengo, defendia que o rubro-negro, junto a Corínthians e São Paulo (na época Bi-Campeão Brasileiro), recebessem mais declarando contar com Roberto Dinamite como um parceiro nessa ideia.

http://www.casaca.com.br/home/2011/03/28/por-que-eurico-miranda-incomodava-tanto/

Em março de 2011 o Clube dos 13 acenava com um contrato potencial de 1,3 bilhões de reais através da concorrência exigida pelo CADE para o contrato seguinte com as emissoras, estipulado para os três anos seguintes (2012, 2013, 2014). Vasco, Flamengo, Corínthians, São Paulo e Palmeiras receberiam cerca de 84 milhões de reais.

http://www.lancenet.com.br/vasco/Clube-antecipa-licitacoes-apostas-mesa_0_438556145.html

Com a ajuda do Vasco houve a implosão do Clube dos 13. O Vasco veio à reboque do Flamengo na ocasião.

http://www.netvasco.com.br/n/89630/em-nota-vasco-e-mais-8-clubes-declaram-nao-reconhecer-poderes-do-c13

O clube, então, passou a acenar sorridente com seu rebaixamento no recebimento de cotas, permitindo ao Flamengo receber 97 milhões ano, contra 63 milhões do Vasco.

Primeiramente a comprovação dos valores anuais recebido pelo Vasco. Note no gráfico que a estimativa para faturamento com pay-per-view prevê (para se chegar aos 25 milhões no ano de 2012) uma entrada para os cofres do clube de 10 milhões de reais, em dezembro do corrente ano. Considerando ainda o valor já recebido a título de antecipação (segundo link abaixo) na ordem de 20 milhões de reais (referente ao valor total do contrato, portanto, dividido por 4) teremos como valor anual a ser recebido pelo clube 63 milhões de reais.




http://www.lancenet.com.br/vasco/Diretoria-Vasco-acata-pedido-Fiscal_0_612538750.html

Em segundo lugar os valores recebidos pelo Flamengo, levando em consideração matérias expostas a respeito do tema, ao longo do ano de 2011. Além do valor inicial de 92 milhões ano, o rubro-negro ainda levou 20 milhões de bônus (o que, dividido por 4, traz, na prática, um adicionamento na ordem de 5 milhões de reais ano). Até aqui, pelo que foi divulgado e levando-se em conta a projeção orçamentária do próprio Vasco, a diferença anual entre o clube e seu rival chega a 34 milhões ano, no mínimo. Vejam os links abaixo:

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/04/26/conselheiros-do-fla-recolhem-assinaturas-por-modificacao-no-contrato-com-tv-globo.jhtm

http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2011/04/globo-desiste-de-gerir-fundo-com-dinheiro-dos-clubes/

http://www.netvasco.com.br/n/102250/globo-pagou-r-20-milhoes-para-urubu-convencer-cariocas-a-assinar-acordo

Durante todo o processo de negociação os defensores da postura arqueada, subserviente, acovardada e resignada do clube, expunham seu ponto de vista de apoio, ora dizendo tal diferença serem apenas rumores, enquanto defendiam que o Vasco não deveria se indispor com a Rede Globo, sob pena de retaliações. As manchetes favoráveis ao Vasco suplantavam a perda financeira e institucional do clube na cabeça de muitos.

Em dezembro de 2011 o editor de esportes do Jornal “O Globo” confessou ter sido o Vasco perseguido (numa atitude conspiratória) por anos, em função de Eurico Miranda, o mesmo que endurecia com a emissora e exigia ao Vasco tratamento nunca menor que o dado a seus adversários.

http://www.casaca.com.br/home/2011/12/27/editor-admite-que-jornal-era-conspirativo-contra-o-vasco-na-era-eurico/

No final de 2011 a Globo, hoje quase dona do futebol e sem uma entidade a brigar pelos clubes e ajudá-los direta e indiretamente (com antecipações e negociações em nome destes), simplesmente avisa que não vai antecipar cotas (o que é um direito dela). Os clubes, com isso, sem representatividade em qualquer entidade, ficam obrigados a ficar de pires na mão, ansiosos por antecipações ou migalhas globais.

Os torcedores, entretanto, permanecerão sendo enganados. Se houver muita grita, a Globo antecipa receita aos clubes, dentro das condições que lhe forem convenientes e quem rezar pela cartilha dela terá mais ossos para roer.

Conclusão, a partir dos fatos:

Enredo cantado em prosa e verso por Eurico Miranda, pela oposição do Vasco e constatado por todos na dura prática, na qual o Vasco foi diminuído sem nenhum ganho, para além do pessoal de seu “presidente” e pares, em detrimento da instituição.

Os prejuízos ao Vasco são incalculáveis institucionalmente e, financeiramente, superiores a 135 milhões, no mínimo, nos próximos quatro anos, diante de um adversário direto. Para se ter uma ideia, o que o clube perde na diferença dos valores ganhos anualmente pelo Flamengo, quanto às cotas de TV exclusivamente, nem mesmo todo o patrocínio anual recebido pelo clube, advindo de outras empresas, é capaz de compensar. A verdade foi e está sendo exposta no Casaca!. Quem a desvirtuou deve explicações a quem iludiu, enganou, mentiu e induziu ao erro.

Saída

A oposição, retomando o rumo do Vasco, saberá negociar e impor que o lugar do clube seja o experimentado por mais de 20 anos – e que lhe cabe – independentemente dos desejos e anseios de seus adversários.

Cobrança permanente

Até lá toda a responsabilidade pelo decréscimo institucional do nosso clube, advinda da irresponsabilidade e interesses particulares e/ou políticos dos atuais “gestores”, será relembrada por nós, a fim de que o torcedor vascaíno saiba de antemão a origem da consentida discrepância diante dos principais rivais, imposta por eles e pelos poderes que representam seus interesses, em detrimento dos concernentes ao Club de Regatas Vasco da Gama.

Casaca!


Fonte: Casaca