Tamanho da letra:
|

Nilton celebra a virada com volta por cima


Segunda-feira, 02/01/2012 - 08:33

Drama e depressão. Durante um ano, o volante Nilton teve a amarga companhia destes dois sentimentos, fruto de seguidas cirurgias no joelho direito. Pessimista, chegou a temer pelo futuro no Vasco, mas com a chegada da filha Giovanna e o apoio da esposa Karin encontrou forças para reagir. O título brasileiro não aconteceu, mas o sabor da conquista ficou vivo, em forma de titularidade e de uma performance brilhante diante do Flamengo, na última rodada.

A volta por cima, porém, ele não esconde de ninguém que foi bem difícil de acontecer.

– Eu estava feliz após a primeira cirurgia, o Ricardo Gomes já falava que estava contando comigo, eu chegava em casa feliz, até que tive que refazer a cirurgia. Foi um banho de água fria. Fiquei chateado, depressivo. Minha esposa vinha conversar e dizia para eu não ficar assim porque tinha potencial, mas eu pensava que o pessoal não iria me utilizar mais – disse.

Em meio ao drama, no entanto, Giovanna nasceu, o que acabou se tornando o combustível para a recuperação e a retomada.

– Na hora do nascimento da minha filha, lembro que olhei para ela e falei: “Tenho que fazer mais por você e pela minha esposa, porque vocês dependem de mim.” Este momento me motivou muito.

Na reta final do Brasileiro, reconquistou a titularidade, e a partida diante do Rubro-Negro, principalmente na bela jogada que resultou no gol de Diego Souza, dão boas credenciais ao jogador para 2012:

– Estou feliz por tudo que aconteceu em 2011. Pela minha volta, por ter disputado uma decisão de Brasileirão. Participei de momentos que não achava que iria participar. Fico feliz em saber que a temporada de 2012 será muito boa. Farei uma pré-temporada e pegarei um começo de trabalho, o que é fundamental. Pelo espírito de luta que o grupo tem, se mantivermos, teremos um ano muito bom.


Vontade de mudar rótulo

Ao longo do tempo, Nilton recebeu algumas críticas por alguns excessos em faltas cometidas nos adversários. O volante revelou que o tempo longe dos gramados serviu também para refletir sobre isto.

- Costumo dizer que nada foi por acaso. Acabei amadurecendo. Fui tirando aquele imagem que tinham de que o Nilton era um jogador desleal, meio maldoso. Fui me conscientizando onde poderia melhorar, aperfeiçoar, até chegar a este momento de ter a confiança do grupo. Consegui dar uma reviravolta em tudo isso neste ano que fiquei parado - declarou.

O jogador garante que agora já está 100% para desempenhar o melhor de seu futebol.

- Essa parada deu uma enferrujada e, aos poucos, fui colocando um pouco de "óleo", "graxa", até chegar a esse momento. Fico feliz de ter o apoio do grupo - disse o volante vascaíno.

Promessa de 'canhão' de novo

Durante a sua carreira, Nilton se caracterizou pelos fortes chutes de longa distância, recurso pouco utilizado desde o seu retorno ao time. Para 2012, ele promete que irá "experimentar" mais.

- Em 2011 estava um pouco mais disputado para bater falta, porque tinha o Juninho, o Bernardo, o próprio Dedé... Mas em 2012 vou me disponibilizar mais para bater e voltar a fazer gols - disse o jogador, também conhecido como o Canhão da Colina.

Bate-Bola - Nilton

EM ENTREVISTA AO LANCE!, EM SUA RESIDÊNCIA

Apesar de ser volante, você se destaca pelos avanços. Como dosar isto durante o jogo?

Antes eu pegava a bola e queria toda hora ajudar na frente, então, muitas vezes, me faltava condicionamento para manter o ritmo na reta final da partida. Hoje, posso dizer que consigo dosar um pouco mais isto. Sei o momento que dá para sair e o momento que é para marcar.

Deste modo, contra o Flamengo, acabou saindo o gol do Vasco com o Diego Souza...

Quando eu estava concentrado, minha esposa falou: 'Você tem qualidades para fazer essas jogadas', e eu disse que sabia e que estava deixando de fazer. Foi então que prometi a ela: 'Nesse jogo eu farei'. Acabei fazendo e o gol saiu. Essa conversa me veio na cabeça na hora. Me senti aliviado, porque sabia que tinha qualidade para fazer aquilo.

Números

1 Ano
Foi o tempo que Nilton ficou longe dos gramados por conta da lesão no joelho direito.

2 Cirurgias
O volante passou por duas cirurgias no ligamento cruzado anterior do joelho direito.

12 Jogos
Nilton participou de apenas 12 jogos oficiais pelo Vasco na temporada de 2011.

A reviravolta de Nilton

A lesão
Nilton passa pela primeira cirurgia no ligamento cruzado do joelho direito.

Repetição
Quando estava próximo de um retorno, o volante descobre que passará por uma nova cirurgia no local.

Retorno
No dia 5 de outubro, contra o Aurora (BOL), pela Copa Sul-Americana, Nilton reestreia. É escalado de forma improvisada na zaga na derrota do Vasco por 3 a 1.

Boa fase
Aos poucos, Nilton reconquista seu espaço, até se tornar titular e fazer uma partida brilhante, na última rodada, contra o Fla, na qual faz uma linda jogada para o gol de Diego Souza.

Fonte: Lance