Tamanho da letra:
|

Nelson Rocha diz que rúgbi será mesmo em São Januário em 2016


Quarta-feira, 14/12/2011 - 18:57

Entrevista do 2º vice-presidente geral do Vasco, Nelson Rocha, ao programa de rádio “Só Dá Vasco” da última 3ª-feira (13/12).

"O Vasco foi escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional para ser a sede do rúgbi. A prefeitura está com problemas com relação a custo do entorno, só que eu queria dizer para o prefeito Eduardo Paes: nós não vamos deixar o rúgbi sair de São Januário, não. Porque andou com essa coisa aí. Obviamente, eu tenho a certeza que não por parte do prefeito. Mas acabou essa coisa. Chega técnico e diz um negócio. O secretário de urbanismo é um grande vascaíno, neto de um dos pioneiros do futebol do Vasco, o Sérgio Dias. Eu não sei exatamente quem deu contra, mas o problema é que começam a querer colocar areia, problemas para 'Isso vai custar muito, custar pouco'. O próprio governador está determinado para poder fazer com que lá seja o espaço. São Januário é muito bem localizado. Não existe essa possibilidade, porque senão a torcida toda vai para a porta da prefeitura bater tambor lá. Mas eu tenho a certeza que vai ocorrer. O prefeito é sensível. É vascaíno o prefeito. A gente tem a certeza de que isso foi só um boato e essa coisa não vai prosperar, até porque o prefeito, não tem o menor cabimento, primeiro anuncia e depois volta atrás? O prefeito não vai fazer isso."

"A gente vai realizar o rúgbi lá em 2016 e por conta disso já tem estudos. Inclusive, a gente está investindo também nisso, não propriamente do clube, mas de tempo, tudo isso. Estamos conversando. Está sendo feito um estudo de viabilidade econômico e financeira, de estrutura, projeto arquitetônico, estrutural também, para você ter a ideia de quanto é que vai ser o custo da obra. É um project finance, como a a gente diz, que é um projeto financiado, como o Vasco não tem recursos. Você vai ter que refazer o estádio, só mantendo as partes que são preservadas. Para atender as demandas do Comitê Olímpico, não dá para ter um estádio de 83 anos, então você tem que mudar mesmo. Basicamente, é construir um novo estádio. Vai construir um novo estádio, porque mantém só a fachada. O resto todo, não se usa mais aquele modelo de arquibancada e não dá nem para manter a estrutura porque senão você não tem como fazer os acessos. A ideia é que seja uma arena multiuso, para poder explorar um pouco mais. Esse projeto, como vai ser financiado por alguém, esse financiador vai explorar o estádio por um período, e a conta que se faz é quantos anos precisa para que ele pague o investimento dele e tenha o retorno do investimento. Esse projeto já está avançado e vamos estar submetendo ao Conselho Deliberativo. Já foi aprovado no Conselho a possibilidade de fazer o rúgbi em 2016. Agora estamos trabalhando para esse projeto. A gente vai ter um estádio super moderno. Em tese, a gente teria de 2013 a 2016 para a construção desse novo estádio. Enquanto isso, o Maracanã já está aberto e a gente estaria jogando no Maracanã. A gente quer ter o nosso próprio estádio, que a gente já tem, só modernizá-lo. O resto, nós vamos jogar lá. A coisa está avançada. Vamos ver como a gente constrói esse projeto para em 2013 começar as obras. É um outro grande marco que nós vamos ter, não só da nossa administração, mas dessa geração. Eu não gosto de falar de administrações, eu gosto de falar das gerações, porque todos nós, de alguma forma contribuímos, enquanto vascaínos, para o sucesso do clube. Eu até falo sempre e sou bem democrático com relação a isso, porque acho que o Vasco não é só dos seus associados. Em tese, um clube é dos seus associados. O Vasco é de toda a torcida. Obviamente, ainda que não participe diretamente, mas indiretamente todos têm participação nas decisões do clube, no que essa geração está fazendo, para que a gente mantenha acesa essa chama de um clube democrático, que respeita as diferenças, que se promoveu não só a partir dos seus recursos técnicos e das suas vitórias."

Fonte: NETVASCO (transcrição)