Tamanho da letra:
|

Preparador físico compara características de Dedé com Thiago Silva


Sexta-feira, 11/11/2011 - 21:12

A torcida do Vasco costuma usar apelidos superlativos para se referir ao Ídolo Dedé, destaque na vitória por 5 a 2 sobre o Universitario-PER, na quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Mito e Dedéckenbauer são dois exemplos. Para o preparador físico Rodrigo Poletto, outra alcunha cairia bem: Monstro.

Ele trabalhou no Juventude com Thiago Silva, então com 20 anos, apenas um a menos do que Dedé tem hoje. E enxerga semelhanças entre o vascaíno e o milanista, que hoje tem 27 e era chamado de Monstro em sua passagem pelo Fluminense.

- As características são parecidas. Na época do Juventude, o Thiago já apresentava números expressivos nos principais quesitos como velocidade, arrancada, impulsão e força física. É isso o que acontece com o Dedé. Além da genética e do biótipo favorável, os dois se cuidam muito. São jogadores completos - afirmou o preparador físico do Vasco - Eu poderia dizer, sim, que hoje o Dedé é um monstro (risos).

Alguns dos quesitos citados por Rodrigo Poletto são comprovados em números. Na partida contra o Santos, na Vila Belmiro, Dedé alcançou a mesma velocidade de Neymar na primeira disputa de bola entre ambos: 32,5km/h. Como o santista largou um pouco na frente, Dedé chegou atrás e cometeu falta, que originou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 dos donos da casa. No empate por 2 a 2 com o Corinthians, o zagueiro mostrou sua boa impulsão ao subir bem mais do que seus marcadores e abrir o placar. Alcançou 2,30m de altura ao cabecear a bola, ou seja, teve uma impulsão de 37cm.

Segundo Poletto, Dedé ainda tem outro ponto a seu favor: a capacidade de recuperação da energia após jogos e viagens. Ele lembrou que, nas convocações para a Seleção Brasileira, Dedé não entrou em campo e apenas realizou treinamentos, que têm intensidade menor do que jogos. E ainda enfrentou o desgaste com viagens.

- A capacidade de recuperação dele é incrível. Posso dizer que ele teve uma queda de rendimento físico após as viagens com a Seleção. O treinamento é diferente, e isso influencia. Mas ninguém notou, porque ele tem um poder de superação grande. Foi o que falei, é um jogador completo.

Zagueiro entra no top 5 da artilharia vascaína

Forte nos desarmes, Dedé também tem se mostrado eficiente no ataque. Com os dois gols marcados sobre o Universitario, ele chegou a dez nesta temporada. Na história do clube, o último zagueiro que alcançou um número próximo a esse foi Brito, que marcou sete em 1967. Dedé já tem mais gols em 2011 do que Eder Luis, titular do ataque, que fez nove. Está atrás somente de Diego Souza e Bernardo (ambos com 16), Elton (14) e Alecsandro (12).

Dos dez gols, cinco foram em cabeceios após cobrança de bola parada, assim como no jogo contra o Corinthians. Teve ainda um gol em cobrança de falta, dois de cabeceio em lance de bola rolando, um em chute dentro da área e outro fora da área (confira todos os gols no vídeo acima).

Após a partida de quarta-feira, Dedé disse que nunca passava da marca de dois gols por ano quando atuava pelo Volta Redonda e avisou que vai buscar mais. Ainda faltam cinco jogos pelo Brasileirão e pelo menos mais dois pela Sul-Americana - serão quatro se o Vasco chegar à final. A próxima tentativa será contra o Botafogo, às 19h de domingo, no Engenhão.

Fonte: GloboEsporte.com