Ramón Díaz leva desvantagem contra Tite no duelo entre os técnicos: 4 derrotas em 4 jogos
Domingo, 04/02/2024 - 08:51
O Vasco x Flamengo deste domingo, às 19h (de Brasília) no Maracanã, será o quinto embate entre Tite e Ramón Díaz à beira do campo. E o técnico rubro-negro vai colocar em jogo um retrospecto perfeito e sua fama de carrasco contra o argentino. Foram quatro vitórias em quatro duelos até aqui, com direito à goleada, virada, classificação na Libertadores e clássico emocionante.

A maioria dos embates entre os dois treinadores aconteceu há quase 20 anos. Tite ainda estava em início da carreira e comandava o Grêmio que foi campeão gaúcho e da Copa do Brasil em 2001. Naquele mesmo ano, o treinador enfrentou o River Plate do Ramón Díaz pela Copa Mercosul e atropelou o time argentino por 4 a 2 dentro do Monumental de Núñez.

Os técnicos continuaram nos dois clubes em 2002 e voltaram a se enfrentar nas oitavas de final da Libertadores. No jogo de ida, o Grêmio ganhou de novo no Monumental, desta vez por 2 a 1, de virada. E na partida de volta, os comandados de Tite carimbaram a classificação com goleada avassaladora de 4 a 0 no Olímpico (veja no vídeo abaixo). Aquele time chegou até a semifinal, onde caiu nos pênaltis para o Olimpia, do Paraguai.

Coincidentemente, aquele Grêmio teve quatro jogadores que saíram da base do Flamengo: o lateral-esquerdo Gilberto, os meias Zinho e Fábio Baiano e o atacante Rodrigo Mendes. Este último foi o artilheiro daquela Libertadores e atribui grande parte do sucesso ao Tite:

- Sem dúvida aquele Grêmio do Tite quebrou uma série de paradigmas por ter mudado a característica de jogo histórica do Grêmio, ter implementado um outro sistema e encaixado bem as peças. Também em quase três anos de trabalho, acho que a razão do sucesso foi isso: a estrutura que o Grêmio nos proporcionou, o trabalho do Tite e do Clebinho e o grupo de atletas, tinha muitas opções. E engraçado que a gente sempre tinha confrontos com o River, que era uma baita equipe também: Ortega, Cambiasso, Ayala, o D'Alessandro estava subindo para o profissional... Então valorizou mais ainda os resultados, principalmente o jogo lá no Olímpico, que para mim foi um dos melhores jogos que fiz.

Depois de 21 anos, Tite e Ramón Díaz voltaram a se enfrentar no Campeonato Brasileiro de 2023, já por seus clubes atuais. Num clássico emocionante, com muitas chances de gols para os dois lados, o técnico rubro-negro voltou a levar a melhor e ganhou por 1 a 0, com gol de Gerson na parte final.

Herói do título carioca de 1999 em cima do Vasco, Rodrigo Mendes continua acompanhando o Flamengo à distância e aposta que Tite também fará sucesso no clube:

- Acredito muito que o trabalho dele vai ser muito importante esse ano também, com a chegada dos novos atletas. E vamos ver se o Tite continua com essa superioridade aí gigantesca contra o Ramón Díaz.

Com oito pontos e um jogo a menos, o Flamengo é o sexto colocado na Taça Guanabara e pode voltar ao G-4 se vencer o Vasco neste domingo. O clássico será o 17º jogo de Tite à frente do clube.



Fonte: ge