Judô: Luana Carvalho disputa Grand Slam no Azerbaijão neste sábado
Sexta-feira, 22/09/2023 - 10:05
Que a etapa de Baku do Grand Slam é um dos principais eventos do calendário da International Judo Federation (IJF) pode ser ilustrado pela presença de nada menos do que 50 judocas top 10 do ranking mundial. Ao todo, a capital do Azerbaijão receberá, a partir desta sexta-feira, 22 de setembro, 446 competidores de 61 países e 5 continentes, sendo a delegação brasileira a quinta maior, com 20 judocas, dos quais 6 do Judô Rio: Jéssica Pereira (52Kg), Ryan Conceição (60Kg), Tamires Crude (63Kg) e João Cesarino (+100Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, Rafaela Silva (57Kg), do Clube de Regatas do Flamengo, e Luana Carvalho (70Kg), da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama. Vale ressaltar que a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) é a única com mais de uma agremiação afiliada representada na delegação brasileira em Baku.

Na sexta-feira, primeiro dia de competições, o Judô Rio verá três nomes em ação. Atual número 4 do mundo em sua categoria, Rafaela Silva estreia contra Kseniia Galitskaia, Jéssica Pereira começa sua caminhada contra Tinka Easton (Austrália) tentando dar sequência à grande fase de 4 competições internacionais seguidas subindo ao pódio, e Ryan Conceição tem pela frente Andrea Carlino (Itália). Já no sábado, Tamires Crude busca seu primeiro pódio internacional no ano encarando Gaetane Deberdt (França), enquanto Luana Carvalho inicia sua 10ª competição fora do Brasil em 2023 enfrentando Laerke Olsen (Dinamarca). Por fim, no domingo, João Cesarino sobe aos tatames para duelar com Karl Stefansson (Islândia).

Os três dias do Grand Slam de Baku terão transmissão ao vivo. As preliminares e as finais podem ser acompanhadas pela Judotv, enquanto as finais, sempre com início às 9h de Brasília, também através do Canal Olímpico do Brasil, da Caze TV e da sportv.

Fonte: FJERJ