Judô: Melhor brasileira no ranking mundial do peso médio, Luana Carvalho disputa do Pan-Americano e Oceania no Canadá
Terça-feira, 12/09/2023 - 23:58
Luana Carvalho, 21 anos, viaja nesta terça (12/09) para o Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô em Calgary, no Canadá, para representar a seleção brasileira, de 15 a 17. De lá, segue direto para o Azerbaijão para lutar no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, de 22 a 24. As duas competições são fundamentais para que a atleta da equipe Umbra-Vasco possa somar pontos no ranking mundial, principal critério de qualificação na corrida olímpica. Atualmente, Luana é a melhor brasileira ranqueada na categoria 70kg, ocupando a 33ª posição mundial e a 5ª das Américas.

"Representar meu clube e meu país é sempre motivo de muito orgulho. Trabalho duro para levar estas bandeiras com muita honra em cada competição. São eventos muito importantes para o Ranqueamento Olímpico então estou focada em fazer uma boa competição e trazer bons resultados para chegar ao meu objetivo principal que é estar em Paris para lutar os Jogos Olímpicos."
Luana Carvalho



O Pan-Americano de judô, que irá distribuir até 700 pontos para o ranking mundial, tem 173 atletas de 24 países inscritos. Entre as quatorze atletas peso médio inscritas, Luana é a terceira cabeça de chave, a australiana Aoife Coughlan, número 10 do mundo, é a atleta melhor colocada, seguida da venezuelana Elvismar Rodriguez, número 13.

O torneio em Calgary não é nenhuma novidade para a moradora da Barreira do Vasco descoberta aos 9 anos de idade no Projeto Social Fábrica de Talentos UMBRA, parceiro do Club de Regatas Vasco da Gama. Ela conhece bem o Pan-Americano desde 2019 quando ganhou no Sub-18; em 2022 conquistou o bicampeonato Sub-21 (o primeiro título veio em 2021) e no mesmo ano ficou em segundo lugar entre as atletas sênior.

"O Campeonato Pan-Americano é uma competição muito disputada, as atletas são sempre muito aguerridas e não param de lutar. Já havia lutado o Campeonato Pan-Americano nas classes Juvenil e Júnior e no ano passado lutei no adulto pela primeira vez e fiz uma boa competição. Conhecer o estilo de luta da Panamerica e das adversárias é importante para traçar a estratégia que se encaixa melhor com cada uma e assim conseguir fazer boas lutas."
Luana Carvalho

O ano de 2023 tem sido uma crescente para a jovem, porém experiente em competições, de apenas 21 anos. Luana já disputou duas etapas pan-americanas neste ano, sendo campeã do Open Pan-Americano da Bahia e vice-campeã do Open Pan-Americano de Varadero, em Cuba. Além disso, representou o Brasil em diversas etapas do Circuito Mundial, como o Campeonato Mundial por equipes na categoria 70kg, o World Masters, competição que reúne os 36 melhores do ranking mundial, o Grand Slam de Tel Aviv, o Grand Slam de Tbilisi, o Grand Prix de Upper e o Grand Prix de Zagreb (confira todos resultados de Luana nas competições internacionais).

Além dessas duas competições em setembro, a agenda da Luana já tem outras competições confirmadas. A judoca cruzmaltina já está com a vaga garantida para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro.



Fonte: Site oficial do Vasco