Judô: Luana Carvalho é medalha de ouro por equipes no Campeonato Pan-Americano e Oceania no Canadá
Segunda-feira, 18/09/2023 - 00:20
O fim de semana de Luana Carvalho no Campeonato Pan-Americano e Oceania em Calgary foi brilhante! Mais especificamente, teve um brilho bronzeado, na disputa individual, e dourado, na competição por equipes, onde a jovem judoca da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama venceu todas as suas lutas e liderou a seleção brasileira rumo ao topo do pódio.

Neste domingo, 17 de setembro, o campeonato por equipes começou para a seleção brasileira com uma vitória de 4 a 0 em cima de Cuba na qual Luana Carvalho (70kg) superou Ydelannis Gomez Feria por punições. Na rodada seguinte, diante do anfitrião Canadá, Rafaela Silva (57Kg), do Clube de Regatas do Flamengo, abriu o 4 a 1 com um ippon sobre Mahee Savoie, e, também por ippon, Luana Carvalho venceu Alexandra Lefort. Por fim, na grande decisão, novo triunfo por 4 a 0 contra Cuba e Luana Carvalho novamente passando por Ydelannis Gomez Feria por punições.

Um dia antes, no sábado, Luana Carvalho também havia subido ao pódio, desta vez para receber a medalha de bronze no individual. Em sua jornada, Luana estreou vencendo Luisa Bonilla (Colômbia) por ippon, perdeu por ippon para a futura campeã Elvismar Rodriguez (Venezuela), e, no duelo valendo o bronze, conseguiu a primeira de suas três vitórias no fim de semana contra Ydelannis Gomez Feria (Cuba), por ippon.

Além de campeã por equipes, a seleção brasileira liderou o quadro de medalhas do Campeonato Pan-Americano e Oceania com um total de 15 láureas. Contando a prata de Rafaela Silva e os bronzes de Jéssica Pereira (52Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, e Luana Carvalho, foram 6 ouros, 4 pratas e 5 bronzes.



Fonte: FJERJ


Brasil é campeão por equipes mistas no Pan-Americano e Oceania de Judô

O judô brasileiro fechou sua participação no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô com mais uma medalha de ouro. Neste domingo, último dia de competição, a seleção venceu o Canadá e dois confrontos com Cuba para conquistar o título do Pan por Equipes Mistas.

As três equipes se enfrentaram na primeira fase em formato de rodízio de todos contra todos. Os dois melhores se encontraram para a final.

Na primeira rodada, Cuba venceu o Canadá. Em seguida, o Brasil encarou Cuba e fez 4 a 0, com vitórias de Leonardo Gonçalves (+90kg) sobre Omar Leon Cruz por ippon; Daniel Cargnin (73kg), nas punições contra Magdiel Estrada; e Luana Carvalho (70kg), também nas punições, contra Ydelannis Gomez Feria. Como Cuba entrou sem atleta no 57kg, o Brasil fechou 4 a 0 e venceu o duelo.

Na segunda rodada, a seleção superou o Canadá por 4 a 1 com vitórias de Rafaela Silva (57kg), por ippon, sobre Mahee Savoie; Luana Carvalho (70kg) por ippon sobre Alexandra Lefort; Guilherme Schimidt (90kg), nas punições, sobre Alexandre Arencibia; e Beatriz Souza (+90kg) fechou com ippon sobre Coralie Godbout. O Canadá marcou um ponto com Antoine Bouchard imobilizando Willian Lima (73kg).

Brasil e Cuba, portante, passaram como os dois melhores e se enfrentaram novamente para definição de ouro e prata. Mais uma vez, Cuba entrou em desvantagem sem atleta no 57kg. O Brasil ampliou a vantagem com vitória de Rafael Silva (+90kg), nas punições, contra Omar Leon Cruz e Daniel Cargni (73kg) deu um ipponzaço em Magdiel Estrada para fazer o terceiro ponto. A definição ficou nas mãos de Luana Carvalho (70kg), que reverteu uma desvantagem de um waza-ari empatando na pontuação e forçando três shido em Gomez Feria. Vitória e título pan-americano por equipes para o Brasil.

Com isso, o país fecha o Pan com 15 medalhas individuais (6 ouros, 4 pratas e 5 bronzes) e o ouro por equipes.



Fonte: CBJ


Judoca Luana Carvalho, da UMBRA-Vasco, conquista duas medalhas no Campeonato Pan-Americano

Luana Carvalho (70kg), judoca UMBRA-Vasco, conquistou duas medalhas no Campeonato Pan-Americano e Oceania no último final de semana, nos dias 16 e 17, em Calgary, no Canadá. A brasileira, que tem a melhor posição no ranking mundial no peso médio, ficou com a medalha de bronze na categoria individual 70kg e foi fundamental para a seleção brasileira na conquista do ouro na competição por equipes.

Na disputa individual (sábado,16/9), Luana teve três lutas, vencendo a primeira contra a colombiana Luisa Bonilla por ippon. Na segunda, foi superada pela futura campeã venezuelana Elvismar Rodriguez e venceu o duelo valendo o bronze contra a cubana Ydelannis Gomez Feria por ippon.

Luana foi decisiva no ouro por equipes ao vencer todas as suas lutas. Neste domingo (17/09), o campeonato por equipes começou para a seleção brasileira com uma vitória de 4 a 0 em cima de Cuba na qual Luana Carvalho (70kg) superou Ydelannis Gomez Feria por punições. Na rodada seguinte, diante do anfitrião Canadá, Rafaela Silva (57Kg), abriu o 4 a 1 com um ippon sobre Mahee Savoie, e, também por ippon, Luana Carvalho venceu Alexandra Lefort. Por fim, na grande decisão, novo triunfo por 4 a 0 contra Cuba e Luana Carvalho novamente passando por Ydelannis Gomez Feria por punições.

Além de campeã por equipes, a seleção brasileira liderou o quadro de medalhas do Campeonato Pan-Americano e Oceania com um total de 15 láureas (6 ouros, 4 pratas e 5 bronzes).

O que ainda está por vir em 2023?

Após a disputa do Pan, Luana segue direto para o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, que acontecerá de 22 a 24 de setembro, em mais um desafio na corrida olímpica rumo à Paris 2024. Em outubro, a judoca vascaína já está com o carimbo do passaporte garantido para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro. A convocação oficial da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) saiu nesta segunda (18/09).

* Com informações da FJERJ



Fonte: Site oficial do Vasco