No último jogo entre Vasco e Ponte Preta em São Januário, vascaínos venceram por 2 a 1; relembre
Domingo, 29/08/2021 - 01:47
No dia 3 de dezembro de 2017, o Vasco enfrentou a Ponte Preta pela última vez em São Januário. Para tristeza dos vascaínos, o contexto daquele jogo é totalmente diferente do que o do próximo domingo. O Cruz-Maltino estava na Série A, lutando por uma vaga na Libertadores do ano seguinte, enquanto hoje briga de forma tímida para retornar a elite do futebol brasileiro.

Aquela partida, última rodada do Brasileiro de 2017, foi vencida pelo Vasco, por 2 a 1 e talvez tenha sido o último momento de alegria para o torcedor vascaíno, já que a vitória garantiu o Gigante da Colina na Libertadores da América de 2018. O Cruz-Maltino terminou na sétima posição com 56 pontos, mesma pontuação do Flamengo, que ficou na sexta colocação devido ao saldo de gols. A campanha foi idêntica a do rival, situação inimaginável atualmente.

Na ocasião, mais de 20 mil vascaínos lotaram São Januário, que pulsava como um verdadeiro caldeirão. O Vasco precisava da vitória para garantir a classificação para a Libertadores e enfrentava a Ponte Preta, já rebaixada matematicamente para a Série B. O Cruz-Maltino, comandado pelo técnico Zé Ricardo, foi para cima do adversário desde o início do jogo e conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo.

Medalha de ouro em Tóquio 2020, o atacante Paulinho, ainda uma joia de 17 anos, marcou de cabeça, aos 28 minutos, após cruzamento na medida de Yago Pikachu. O Vasco poderia ter ampliado, mas Nene desperdiçou um pênalti seis minutos depois, a primeira penalidade desperdiçada pelo jogador em sua passagem pelo Cruz-Maltino.

O erro do camisa 10 não prejudicou o Vasco, já que Mateus Vital, outro cria de São Januário, marcou o segundo gol, aos 29 minutos da etapa final, garantindo a vitória e a classificação. Nem mesmo o gol da Ponte Preta, marcado por Lucca, de pênalti, aos 44 minutos, abafou a festa vascaína, que voltava a maior competição do continente após seis anos.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro – 38ª Rodada

Vasco 2 x 1 Ponte Preta
Local: São Januário – Rio de Janeiro (RJ)
Data: 03/12/2017 – 17h
Gols: Vasco – Paulinho (28′ 1º tempo) e Mateus Vital (29′ 2º tempo); Ponte Preta – Lucca (44′ 2º tempo)

VASCO

Martín Silva; Madson (Éder Luís), Paulão, Anderson Martins e Gilberto; Wellington, Evander (Jean) e Nene (Mateus Vital); Yago Pikachu, Andrés Rios e Paulinho. Técnico: Zé Ricardo

PONTE PRETA

Aranha; Jeferson, Marllon e Luan Peres; Nino Paraíba, Wendel (Claudinho), Elton e Danilo Barcelos (Naldo); Léo Artur (Saraiva), Lucca e Léo Gamalho. Técnico: Eduardo Baptista



Fonte: Esporte News Mundo