Com Vasco e Botafogo contrários à presença de público, finais da Taça Rio serão com portões fechados
Quarta-feira, 12/05/2021 - 18:23
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) se reuniu com Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, na tarde de hoje (12), para debater a possibilidade de as finais do Campeonato Carioca e da Taça Rio contarem com público no estádio. O Rubro-Negro se mostrou favorável, enquanto os outros três clubes mantiveram o posicionamento contrário à medida.

O tema, agora, será levado à Prefeitura do Rio de Janeiro, que é a responsável pelas ações restritivas no município e pode liberar ou não a iniciativa. Até o momento, o órgão ressalta que "o Decreto Rio Nº 48425, de 13 de janeiro de 2021, que suspende temporariamente a presença de público em estádios e ginásios esportivos, está em vigor".

Neste cenário, com a concordância entre Botafogo e Vasco, o martelo já foi batido de que a decisão da Taça Rio não terá torcida. Ao tomarem esse posicionamento, os dois clubes alegaram estarem seguindo o que determina a Prefeitura.

A discussão, agora, é em relação à disputa da decisão do Estadual. Durante o debate, o Rubro-Negro defendeu a possibilidade de as partidas terem a presença de público apontando o fato de outros setores econômicos da sociedade já terem tido uma retomada, tendo shoppings e restaurantes como exemplo, e que apenas os torcedores estão sendo "punidos".

Em documento publicado ontem (11), a Ferj indicou que "não havendo medida restritiva superior" e em " rigorosa e estrita observância das regras sanitárias preconizadas para o combate à disseminação da Covid-19, estabelecidas pelas autoridades municipais e complementadas pelas diretrizes e normas descritas no Protocolo Jogo Seguro", as partidas de ida e volta das finais poderiam contar com a presença de público "nos limites a serem definidos em Reuniões de Segurança".

Houve ainda a lembrança que, no momento, o Maracanã, "é o único que encaminhou um plano de ação e contingência adequado para receber disputas contando com a presença de torcedores". Na reunião de hoje, um representante da empresa que administra o local garantiu que há a possibilidade de cumprir o protocolo apontado, mas sem dar maiores detalhes.

Flamengo e Fluminense estão envolvidos na luta pelo troféu do Campeonato Carioca e o primeiro encontro entre eles será neste sábado. Já Botafogo e Vasco vão duelar na final da Taça Rio, torneio que, nesta edição do Estadual, foi disputado entre os times que ficaram entre a quinta e oitava colocações na fase de classificação.

Fonte: UOL