Vasco adapta programação ao horário do 1º jogo da final da Taça Rio contra o Botafogo
Quarta-feira, 12/05/2021 - 10:29
O primeiro jogo da final da Taça Rio entre Vasco da Gama x Botafogo será disputado no domingo (16/05), às 11h05, no Estádio Nilton Santos, com transmissão da TV Record e da VascoTV. A partida contra o Clube de General Severiano fará o Almirante viver uma nova experiência. Isso porque será a primeira vez na temporada 2021 que o Gigante da Colina irá atuar pela manhã. A mudança de horário fez com que o Departamento de Futebol, o Departamento de Saúde e Performance e a Comissão Técnica optassem por mudanças na programação.

Ao contrário das semana anteriores, quando realizou todas suas atividades no turno da tarde, o Cruzmaltino fará dois treinamentos no mesmo horário do jogo na semana que antecede o primeiro clássico contra o Alvinegro. As atividades no turno da manhã acontecerão na sexta e no sábado. Em bate-papo com o Site Oficial, o diretor médico Dr. Gustavo Caldeira revelou os motivos que provocaram a mudança e destacou a importância dessa estratégia para uma melhor performance na partida.

– Com a partida no domingo sendo pela manhã, nós achamos por bem colocar os dois últimos treinamentos no mesmo horário do jogo. A gente não espera adaptar o ciclo circadiano do atleta em tão pouco tempo, não esperamos tornar a rotina dele completamente adaptável a treinar e jogar de manhã, até porque sabemos que isso leva tempo. A nossa ideia é que o atleta regule o seu sono, passando a dormir mais cedo para acordar mais cedo, saindo da rotina de um dia normal, quando a maioria acorda meio-dia. Isso minimiza aquela sensação de fadiga pela manhã – explicou o diretor médico, complementando logo em seguida.

– Além disso, temos também o ponto de vista nutricional. O atleta precisa testar o corpo dele, ate para saber o que pode ou não comer pela manhã antes de fazer uma atividade física intensa. Tem alguns que só gostam de comer frutas, existem outros que comem cereais com leite, outros preferem massa. Cada atleta reage de uma forma diferente. Então, se não testarmos antes do jogo, corremos o risco de algum problema acontecer durante a partida. Seria como uma roleta russa. Estaríamos indo pro jogo sem real noção ou ciência do que pode acontecer – finalizou o Dr. Gustavo Caldeira.



Fonte: Site oficial do Vasco