Atletismo: Vasco emprestou Adhemar Ferreira da Silva ao São Paulo para inauguração da pista do Morumbi em 1957
Sexta-feira, 09/10/2020 - 03:48
A pista de atletismo aconchega o gramado do estádio sessentão desde 1957. Como um abraço de boas-vindas para a bola que rolaria naquele campo a partir de 2 de outubro de 1960, as raias e a caixa de areia foram inauguradas três anos antes da abertura oficial do Morumbi.

Em 25 de janeiro de 1957, em comemoração ao aniversário da cidade e do clube, o São Paulo inaugurou a pista de atletismo do Morumbi, antes mesmo do estádio. Foram as primeiras atividades esportivas oficiais da casa tricolor. A festa do atletismo ocorreu das 9h às 15h, com inúmeras provas na pista que também não estava finalizada. As festividades serviam para angariar dinheiro para as obras. Houve uma partida amistosa entre jogadores veteranos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mas o grande astro do dia foi o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva.

O curioso é que, em 1957, Adhemar já era atleta do Vasco da Gama. Mas o clube carioca o cedeu para aquela festa de arrecadação e inauguração da pista de atletismo do Morumbi. E com a camisa são-paulina o recordista mundial do salto triplo venceu com a marca de 15m20.

E se a pista ainda hoje faz parte do Morumbi, que acabou de completar 60 anos, Adhemar também continua marcado no clube, em um lugar nobre: o distintivo. As duas estrelas douradas acima do escudo do São Paulo são referências aos recordes mundiais quebrados pelo saltador: primeiro ao conquistar o ouro olímpico em Helsinque 1952 e, depois, no título do Pan da Cidade do México em 1955, este o melhor salto da carreira de Adhemar (16m56). Na época do ouro olímpico de Melbourne 1956 o atleta já estava competindo pelo Vasco.

Assim, Adhemar está na história como mais um craque a brilhar no Morumbi. Marcante como as listras tricolores no uniforme, como as raias do atletismo envolvendo este palco do futebol.



Fonte: Blog Olímpico - ge