Conheça o Altos-PI, adversário do Vasco na 1ª fase da Copa do Brasil 2020
Sexta-feira, 13/12/2019 - 17:09
Da cidade de Altos, conhecida como a Terra da Manga, localizada a 37km de Teresina, vem o adversário do Vasco na primeira fase da Copa do Brasil. Clube fundado em 2013, mas somente com cinco anos de atuação no futebol profissional, o Alviverde se tornou em pouco tempo uma das referências do futebol piauiense. A imagem de São José, o padroeiro da cidade, com o menino Jesus estampa o símbolo do clube.

O confronto contra o Vasco, em fevereiro de 2020, se tornará facilmente em um dos principais momentos da trajetória do Altos. Uma classificação para a segunda fase representa um incremento nos cofres do clube, que tem como principal fonte de receita as cotas de participação da Copa do Brasil.

>> O GE separou o que você precisa saber sobre o Alviverde, adversário do Vasco na primeira fase da Copa do Brasil 2020. Confira! <<



Jovem, mas história com títulos estaduais

Embora tenha iniciado na elite do Campeonato Piauiense há pouco tempo, o adversário do Vasco coleciona sucessos no cenário local. O Altos subiu da Série B do estadual para a elite no ano de 2015, sendo campeão da Segundona do Piauí. De lá para cá, tem dado alegrias ao torcedores alviverdes: vice-campeão piauiense da Série A em 2016 e 2019, campeão piauiense em 2017 e 2018.

As conquistas estaduais fizeram o clube ter acesso às competições nacionais. O Altos, atualmente, é o clube piauiense melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. Passou o River-PI, que mantinha a hegemonia na lista há quatro temporadas.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, o Altos parte para a quinta participação seguida -- joga a competição desde 2016. O sonho de subir de divisão, contudo, sempre foi frustrado, com eliminações nas oitavas de final ou na segunda fase.

Na Copa do Nordeste, o clube participou das edições de 2017 a 2019, não repetindo a frequência em 2020 porque acabou caindo na fase seletiva, eliminado pelo ABC. Neste ano, no Nordestão, o Altos fez a pior campanha entre os 16 times: apenas dois pontos em oito jogos, 16 gols sofridos e apenas quatro feitos.





Sucessos na Copa do Brasil

Tirando a eliminação para o Santos por 7 a 1 neste ano, o Altos sempre conseguiu avançar de fase na Copa do Brasil nas edições anteriores. Em 2017, o Altos venceu o CRB por 2 a 0. Na fase seguinte, diante do Criciúma, no Heriberto Hülse, empatou em 2 a 2 no tempo normal e caiu nos pênaltis.

Em 2018, classificação sobre o Atlético-GO, por 2 a 1, mas derrota na fase seguinte para o Bragantino, por 1 a 0, com gol sofrido no último segundo. Em 2020, é a vez do Vasco encarar os piauienses.



Gaúcho é quem comanda o time; elenco em formação

Em 2020, o Altos tem no comando o treinador Fernando Tonet, natural de Caxias do Sul e com 49 anos de idade. Antes de assumir o Alviverde, Tonet estava no Santa Cruz de Natal, onde comandou o time potiguar na Série D do Campeonato Brasileiro. O Jacaré é o 18º clube da carreira do técnico, avaliado pela comissão como profissional da nova geração, exigente, disciplinador e estudioso.

Atualmente, o elenco do Altos está em formação. Para 2020, o time anunciou até o momento 15 jogadores. Depois de insucessos na atual temporada, o clube decidiu renovar todo o grupo de atletas, apenas três são remanescentes de outros anos: o volante Netinho, os atacante Rafael Piauí e Klenisson.

Um dos maiores reforços do Altos está no gol: Rodrigo Ramos, ídolo do Sampaio Corrêa, de 39 anos, considerado uma lenda do futebol.




O mascote é um... JACARÉ

Não se assuste. No jogo contra o Vasco, o Altos terá uma curiosa figura animando a torcida. O clube tem como mascote um jacaré, xodó da torcida. Alex da Costa e Silva é o torcedor por debaixo da fantasia.




Estádio do Altos se chama Felipão

O Estádio Municipal Felipe Raulino é a casa do Alviverde, localizado na cidade de Altos. Com capacidade para 2 mil pessoas, o local passou por reformas durante 2019 na expectativa de receber o Santos na Copa do Brasil, ganhando melhorias no gramado, setores de cabine de TV e nos vestiários.

Contudo, a praça esportiva acabou não aprovada, atendendo uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os jogos dos times da Série A do Brasileiro no Piauí têm que ser realizados no Albertão, em Teresina, por ter estrutura melhor.

O estádio Albertão, em Teresina, então é o provável local da partida contra o Vasco. O Albertão tem capacidade para 40 mil pessoas, contudo, só tem liberação para 13 mil lugares devido a restrições de segurança do Corpo de Bombeiros.





Waldemar Lemos passou pelo Altos

Em 2018, o Altos teve o técnico Waldemar Lemos no comando do time. A passagem foi rápida: esteve à frente durante a pré-temporada do Alviverde e acabou demitido após a eliminação do Jacaré na Copa do Brasil. À época, o Altos perdeu para o Bragantino por 1 a 0, com gol marcado aos 49 minutos do segundo tempo. A despedida de Waldemar foi no aeroporto, com direito a choro.



Vasco no Piauí

A última vez que o Vasco encarou uma equipe do Piauí pela Copa do Brasil foi em 2009, naquela oportunidade o Cruzmaltino goleou o Flamengo-PI por 4 a 1. Os gols foram marcados pelo lateral-direito Paulo Sérgio, o meia Jeferson e dois do atacante Elton. O único jogador do elenco atual que esteve presente nessa partida, é o lateral-esquerdo Ramon, posteriormente campeão da competição.

Fonte: GloboEsporte.com