Luxemburgo tem história como técnico do Cruzeiro, mas pode ajudar a rebaixá-lo
Domingo, 01/12/2019 - 14:31
Em meio à disputa ferrenha do Cruzeiro contra o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, quis o destino que o time tivesse, pela frente, três enfrentamentos decisivos com treinadores que marcaram história trabalhando na Raposa: dois como técnicos e um como jogador.

Trata-se de Vanderlei Luxemburgo, Renato Gaúcho e Mano Menezes, que comandarão, respectivamente, Vasco, Grêmio e Palmeiras em duelos com o Cruzeiro nas três rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

Luxemburgo

O atual treinador do Vasco comandou um dos melhores times da história do Cruzeiro. Chegou em 2002 à Toca e, em 2003, foi responsável por orquestrar a Raposa na conquista da Tríplice Coroa, com os títulos do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão. Luxa deixou o time pouco depois do início da temporada de 2004.

Em 2015, ele voltou à Toca da Raposa, mas sem repetir nada do sucesso que teve na primeira passagem. É bem verdade que o objetivo àquela altura era bem diferente: livrar o time do rebaixamento. A trajetória durou apenas 19 partidas, com aproveitamento de apenas 36,8%. No total, Luxemburgo comandou o Cruzeiro em 126 jogos.

O encontro com o Cruzeiro será na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília), em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileirão.

Renato Gaúcho

Como treinador, Renato não trabalhou no Cruzeiro, mas como atacante ele defendeu a camisa estrelada. Foi no início da década de 1990, mais precisamente em 1992, depois de deixar o Botafogo. Naquela temporada, ele foi protagonista nas conquistas do Campeonato Mineiro e da Supercopa da Libertadores, chegando a uma média de um gol por jogo: 18 bolas na rede em 18 partidas.

O último duelo de 2019 contra o Cruzeiro será dia 5 de dezembro, na Arena do Grêmio, equipe que ele treina de forma vencedora desde 2016. O jogo em Porto Alegre pode decretar o rebaixamento da Raposa à Série B, dependendo dos resultados até lá.

Mano Menezes

Entre os três personagens, Mano Menezes é o que passou por mais tempo pela Toca da Raposa. O treinador teve a primeira passagem pelo Cruzeiro em 2015. Saiu de Belo Horizonte em alta, para trabalhar na China, depois de livrar o time do rebaixamento.

Voltou a comandar o time no ano seguinte, também com a missão de mandar para longe qualquer chance de Série B. Conseguiu. E nos anos seguintes teve uma trajetória altamente vencedora, com as conquistas da Copa do Brasil em 2017 e 2018 e do Campeonato Mineiro em 2018 e 2019.

Ele deixou a Toca da Raposa no início de agosto deste ano, após a derrota para o Internacional na ida da semifinal da Copa do Brasil. Ainda naquele mês, assumiu o Palmeiras, equipe que briga com o Santos pela segunda colocação do Brasileiro. Ele voltará ao Mineirão no dia 8 de dezembro para reencontrar a torcida celeste na 38ª e última rodada da competição.



Fonte: GloboEsporte.com